A seleção uruguaia não teve dificuldades para golear por 4 a 0 o Equador, que ainda teve um jogador expulso, na estreia da Copa América na noite deste domingo (16) no Mineirão em Belo Horizonte e lideram com folga o Grupo C, que ainda tem Chile e Japão, que se enfrentam nesta segunda-feira no Morumbi.
Os comandados por "el maestro" Óscar Tabárez abriram o placar com um golaço de Lodeiro logo aos 5 minutos de partida. O meia recebeu cruzamento de Suárez pela direita e de dentro da área tirou o zagueiro com um chapéu e mandou para o fundo das redes.
Aos 20 as coisas ficaram mais fáceis para a Celeste quando Quintero foi expulso após falta violenta que chegou a ser consultada pelo VAR pelo árbitro brasileiro Anderson Daronco. Com um jogador a mais, o time uruguaio pressionou mais ainda o adversário que acuado tentava se defender.
O segundo quase saiu aos 31 quando Domínguez se esticou todo para pegar a finalização de letra de Cavani, no entanto no lance seguinte o atacante do PSG emendou um belo voleio para ampliar. Aos 44, após uma bola ajeitada de cabeça por Cáceres, Suárez escorou e de peito de pé fez 3 a 0.
Segunda etapa só pra cumprir protocolo
Na segunda etapa, enquanto o Equador se preocupava em não levar mais gols, o Uruguai com o placar consolidado, parecia esperar o tempo passar. Mesmo assim, aos 33 saiu o quarto e último gol da partida quando Mina foi tentar cortar uma bola, mandou contra o próprio patrimônio. O lance ainda foi revisado pelo VAR e confirmado por Daronco.
Na segunda rodada, os uruguaios encaram o Japão na Arena do Grêmio em Porto Alegre na quinta-feira (20) e o Equador tenta se recuperar contra o Chile no dia seguinte na Arena Fonte Nova em Salvador, ambos os jogos serão às 20h.
FICHA TÉCNICA
URUGUAI 4 X 0 EQUADOR
Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 16 de junho de 2019, domingo
Horário: 19h00 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Brasil)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (Brasil) e Kleber Lucio Gil (Brasil)
VAR: Wilton Pereira Sampaio (Brasil)
Público: 13.611
Gols: Lodeiro, aos 5 do primeiro tempo, Cavani, aos 32 do primeiro tempo, Suárez, aos 43 do primeiro tempo, Mina, aos 33 do segundo tempo (Contra) (Uruguai)
Cartões: Gimenez, Lodeiro (Uruguai)
Cartão vermelho: Quintero (Equador)
URUGUAI: Muslera, Cáceres, Giménez, Godín e Laxalt; Nández (Pereiro), Bentancur, Vecino e Lodeiro; Suárez e Cavani;
Treinador: Óscar Tabárez
EQUADOR: Domínguez, Quintero, Mina, Achilier e Caicedo; Orejuela, Intriago, Antônio Valência, Mena (Velasco), Enner Valência, Preciado (Romário Ibarra);
Treinador: Hernán Goméz