Pelo menos 26 pessoas ficaram feridas, incluindo uma gravemente, depois que um terremoto de magnitude 6,7 atingiu a região noroeste do Japão nesta terça-feira (18), causando deslizamentos de terra e falta de energia elétrica em algumas áreas.
O local mais atingido foi a região de Niigata, onde 17 pessoas ficaram feridas. Não houve relatos de pessoas desaparecidas, de acordo com a Agência Japonesa de Gestão de Incêndios e Desastres.
Deslizamentos de terra foram registrados em Murakami, na província de Niigata, e em Tsuruoka, na província de Yamagata. A Agência Japonesa de Meteorológica alertou sobre o potencial colapso do prédio e mais deslizamentos de terra, já que há uma chance de que outros tremores semelhantes atinjam as regiões de Yamagata e Niigata na próxima semana. É esperado ainda forte chuva na região nesta quarta-feira (19).
O terremoto, que ocorreu por volta das 22:22 na costa de Yamagata, levou a Agência Meteorológica a emitir avisos de tsunami para as áreas costeiras de Yamagata e Niigata e área de Noto na província de Ishikawa. A agência estimou que a altura do tsunami possível seja de até 1 metro. Um tsunami de 10 centímetros foi reportado no porto de Niigata logo após a meia-noite, no horário local.
De acordo com o jornal Japan Times, cerca de 800 pessoas foram evacuadas das cidades atingidas, além de 9.200 construções danificadas. Outras 10 mil pessoas foram afetadas com a paralisação dos serviços de trem-bala.