Foi num chute de primeira, após cruzamento rasteiro de Almirón, que o meio-campista Richard Sánchez abriu o placar para o Paraguai, aos 37 minutos do primeiro tempo. Uma jogada de contra-ataque dos paraguaios, sem nenhuma reação dos argentinos. Era a segunda vez que o time chegava com perigo, contra a defesa de Armani. Mas toda atuação da equipe foi eficiente. Primeiro com a devida cautela contra a equipe de Messi, depois acreditando e impondo seu jogo. A Argentina, por sua vez, mesmo com maior posse de bola nesta etapa, não teve a superioridade que se esperava de uma seleção historicamente melhor no confronto e deixou o adversário tomar conta do jogo, principalmente depois de estar atrás no placar.
Na volta do intervalo, os argentinos vieram com tudo, sufocando o Paraguai até conseguir a marcação de pênalti, auxiliado pelo VAR. A jogada teve uma defesa espetacular de Gatito, em ataque de Messi, mas a bola foi parar no braço do jogador paraguaio na área. Aos 13 minutos da etapa complementar, o próprio Messi faz a cobrança, sem chances para o goleiro. 1 a 1 no placar, empate que incendeia a partida. A partir dai, a equipe comandada pelo técnico Lionel Scaloni mudou radicalmente a postura e passou a atacar mais, vendo a seleção do técnico Eduardo Berizzo, de certa forma, renunciar ao jogo.
Aos 18 minutos, o meio-campista Derlis Gonzalez foi derrubado na área pelo zagueiro argentino. Outro pênalti marcado, direto pelo árbitro brasileiro, Wilton Sampaio. A torcida argentina, maioria no Mineirão, deu uma murchada ao prever uma nova derrota na competição. Mas Armani brilhou na defesa do chute de Derlis. E empate permaneceu até o fim, mesmo a Argentina mostrando mais vontade na busca de uma primeira vitória na Copa América, onde permanece na lanterna do grupo B. O Paraguai mostrou capacidade técnica para triunfar nesta segunda rodada, mas não fez por merecer sair de um novo empate. Colocou em risco sua classificação, pois enfrenta a líder Colômbia na próxima etapa, enquanto a Argentina joga com o Catar.
FICHA TÉCNICA
ARGENTINA 1 X 1 PARAGUAI
Gol: Sánchez (37/1T) para o Paraguai e Messi (13/2T) para a Argentina
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 19 de junho, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Sampaio (BRA)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (BRA) e Rodrigo Corrêa (BRA)
VAR: Leodán Gonzales (URU)
Cartão Amarelo: Armani, Otamendi, Tagliafico (Argentina); Gustavo Gómez, Rodrigo Rojas (Paraguai)
ARGENTINA: Armani, Casco, Pezzella, Otamendi e Tagliafico, Paredes, Lo Celso e De Paul (Suarez); Pereyra (Aguero), Messi e Martínez (Di Maria).
Técnico: Lionel Scaloni
PARAGUAI: Gatito Fernández; Ivan Piris, Gustavo Gómez e Junior Alonso, Arzamendia; Rodrigo Rojas e Richard Sánchez, Derlis González (Escobar), Santander (Óscar Romero) e Miguel Almirón (Ortiz), Óscar Cardozo.
Técnico: Eduardo Berizzo