A seleção brasileira goleou o Peru por 5 a 0, neste sábado, na Arena Corinthians, e conseguiu a classificação para as quartas de final da Copa América em primeiro lugar do Grupo A, com sete pontos. Dessa vez, a equipe brasileira teve uma atuação convincente diante de uma decepcionante equipe peruana. Com jogadas em velocidade e muita habilidade, Éverton marcou o terceiro gol e foi destaque do jogo.
O adversário do Brasil (terceiro colocado dos grupos B ou C) será conhecido na próxima segunda-feira. O jogo será na quinta-feira, 21h30, na Arena do Grêmio. Já o Peru depende de outros resultados para avançar como terceiro colocado do Grupo A.
O Peru começou mais ofensivo no jogo e marcando forte na sua intermediária. Aos 3 minutos, Cueva avançou pela esquerda e cruzou para a área. A bola passou na frente do gol de Alisson e ninguém aproveitou.
A boa organização tática da equipe peruana durou 10 minutos. A partir daí, o Brasil começou a crescer na partida. Aos 11 minutos, Philippe Coutinho cobrou escanteio, Thiago Silva desviou para Casemiro cabecear na trave. A bola bate em Marquinhos e volta para Casemiro chutar para dentro do gol.
O gol desestabilizou a equipe peruana. Aos 18, Gallese chutou em cima de Firmino. A bola bateu na trave e sobrou para o atacante que driblou o goleiro e marcou o segundo gol.
Com Éverton arriscando o chute em todas as jogadas, o Brasil chegou muito mais ao ataque do que o Peru. Aos 22, Éverton avançou pela esquerda, invadiu a área e chutou para grande defesa de Gallese.
A equipe peruana não consegue acertar a marcação na sua intermediária. Aos 31, Éverton avança até a entrada da área e chuta forte para marcar o terceiro gol. Empolgada, a torcida começa a gritar olé.
O Peru ensaiou uma reação aos 43 minutos. Trauco recebeu dentro da área e chutou forte para boa defesa de Alisson.
O Brasil voltou para a etapa final no mesmo ritmo ofensivo do primeiro tempo, jogando com facilidade da defesa para o ataque. Aos 8 minutos, Daniel Alves tabelou com Arthur, tocou para Firmino e recebeu para chutar na saída de Gallese.
Seleção Brasileira joga fácil diante de uma confusa equipe peruana. Aos 13 minutos, Gabriel Jesus pedala para cima da marcação e chute forte para boa defesa de Gallese.
Aos 29, Arthur esticou para Gabriel Jesus dentro da área. O atacante dominou e chutou cruzado para outra boa defesa de Gallese. Cada vez mais fácil, o quinto gol não demorou. Aos 44, Éverton cobrou escanteio para Willian chutar colocado e sem chance para Gallese.
Poderia ter sido de 6 ou mais. Aos 48, Gabriel Jesus foi derrubado na área pelo goleiro Gallese. O próprio Gabriel cobrou forte no canto direito, mas o goleiro Gallese defendeu.
FICHA TÉCNICA
PERU 0 X 5 BRASIL
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Fernando Rapallini (Argentina)
Assistentes: Hernán Maidana (Argentina) e Eduardo Cardozo (Paraguai)
VAR: Andres Rojas (Colômbia)
Renda: R$ 10.009.095,00
Público: 42.317
Gol
Brasil: Casemiro, aos 11; Firmino, aos 18; Éverton, aos 31 minutos do primeiro tempo; Daniel Alves, aos 8 minutos; Willian, aos 44 minutos do segundo tempo.
Cartão amarelo
Brasil: Casemiro, Thiago Silva
Peru: Yotún, Advíncula
BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís (Alex Sandro); Casemiro (Allan), Arthur e Philippe Coutinho (Willian); Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Everton. Técnico: Tite.
PERU: Pedro Gallese, Luis Advíncula, Miguel Araujo, Luis Abram e Miguel Trauco; Renato Tapía, Yoshimar Yotún, Andy Polo, Christian Cueva (Ballón) e Jefferson Farfán; Paolo Guerrero (Christofer González). Técnico: Ricardo Gareca.