A Argentina fez uma boa partida e venceu o Catar por 2 a 0 na Arena do Grêmio, neste domingo (23), classificando-se para as quartas de final da Copa América e eliminando a seleção asiática da competição. Lautaro Mãrtinez marcou o primeiro gol, ainda com três minutos de jogo e Agüero ampliou aos 36 minutos do segundo tempo.
Os argentinos ficaram com o segundo lugar no grupo B, alcançando quatro pontos e irão enfrentar a Venezuela na próxima fase. O jogo será na próxima segunda-feira (28), às 16h, no Maracanã. A Colômbia que obteve mais uma vitória contra o Paraguai, se manteve líder com nove pontos. Os paraguaios, em terceiro com dois pontos, ainda tem chance de avançar, caso Japão e Equador empatem.
Lautaro abre o placar
Foi um primeiro tempo de superioridade argentina. Com maior posse de bola e volume de jogo. Logo aos três minutos Lautaro Mártinez abriu o placar. Entretanto o gol saiu mais pela bobeada do zagueiro Catari Hishan, que praticamente entregou a bola ao atacante argentino dentro da área. Lautaro ajeitou e chutou no cantinho do goleiro Al-Sheeb, sem chance para defesa.
Sem a mesma pressão e compromisso, o Catar não se abateu ou intimidou. A seleção asiática permaneceu buscando empatar e chegou com perigo algumas vezes. Chegou a assustar, ainda no fim da etapa inicial. Foyth cometeu falta próximo a área e o árbitro marcou. Aos 45 minutos, Al Hajri bateu forte e preciso. A bola chegou a bater na trave antes de sair dando tiro de meta para Armani.
Agüero faz o segundo e decide classificação
As seleções voltaram iguais para o segundo. O Catar ameaçou botar mais pressão, mas logo a Argentina voltou a mandar no jogo, mesmo sem convencer muito. Desta vez, Messi dominando mais e colocando os companheiros em condição de marcar. Tanto que Almoez levou cartão amarelo por tentar parar o craque. Mas o maior beneficiado, Agüero, se enrolava com a bola.
Messi também perdeu grande oportunidade de fazer o segundo gol argentino, mas parece que um buraco no gramado ruim foi o culpado por ele ter isolado a bola. A essa altura, Alcuña já estava em campo, no lugar de Lo Celso e posteriormente, Dybala substituiu Lautaro Mártinez, autor do primeiro gol.
Aos 36 minutos, foi a vez de Agüero desencantar em grande estilo. O atacante recebeu na intermediária, passou pela marcação e chutou cruzado. O goleiro Al Sheeb chegou a tocar na bola, mas não impediu que ela entrasse.
FICHA TÉCNICA
CATAR 0 X 2 ARGENTINA
Gol: Lautaro Mártinez (3/1T) e Agüero (36/2T)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Julio Bascuñan (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann e Claudio Rios (CHI)
Cartão Amarelo
Argentina: Lo Celso e Foyth
Catar: Almoez Ali, Abdulsalam, Boudiaf
CATAR: Al-Sheeb; Hisham, Khoukhi, Salman, Pedro (Ismaeil); Madibo, Al-Haydos, Hatem, Al Hajri (Abdulsalam), Boudiaf; Almoez Ali. Técnico: Félix Sánchez
ARGENTINA: Armani, Saravia , Foyth (Pezzella), Otamendi, Tagliafico; Agüero, Paredes, Lo Celso (Acuña), De Paul, Messi, Lautaro Martinez (Dybala). Técnico: Lionel Scaloni