TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Oposição conquista vitória histórica na Turquia

Eleição para a Prefeitura de Istambul aconteceu pela segunda vez, após ser anulada em março, novamente com a vitória de Ekrem Imamoglu

Por Kaio Serra em 24/06/2019 às 13:52:15

Foto: Lefteris Pitarakis/Divulgação

A eleição é uma repetição de uma votação anterior, em março, que foi anulada a pedido do regime turco, depois que o candidato desta mesma conquistou uma pequena vitória.

O candidato do partido na oposição, Ekrem Imamoglu, ganhou a votação para o prefeito de Istambul por uma ampla margem no domingo (23), entregando ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, uma derrota política impressionante, de acordo com os resultados preliminares.

A candidata do partido governista, Binali Yildirim, ex-primeira-ministra, admitiu a derrota em um discurso televisionado logo após os resultados mostrarem Imamoglu à frente, com quase 54% dos votos. Erdogan, que lutou com unhas e dentes para manter o cargo de prefeito em seu partido, ofereceu seus parabéns pelo Twitter pouco tempo depois.

A vontade nacional se manifestou mais uma vez hoje. Felicito Ekrem Imamoglu, que venceu as eleições de acordo com resultados não oficiais ”, escreveu ele, em um raro momento em que o presidente se referia ao candidato da oposição pelo nome.   

A credibilidade nas eleições turcas foi abalada após a primeira votação para prefeito em março. O Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), de Erdogan, contestou resultados que mostraram que Imamoglu, do Partido Republicano do Povo (CHP), havia vencido por uma pequena margem.

O comitê eleitoral estadual anulou a votação e ordenou uma rara repetição da disputa, provocando críticas de que o conselho havia sucumbido à pressão política.

A turbulência política resultante enervou os aliados da Turquia, incluindo o governo Trump. Autoridades dos EUA se queixaram privadamente de que as negociações com Ancara em assuntos delicados, incluindo a Síria, estavam sendo interrompidas pela retórica da eleição cáustica.

A vitória de Imamoglu no domingo deu ao principal partido de oposição da Turquia o controle nominal de Istambul, a maior cidade da Turquia e seu centro comercial, depois de décadas de domínio do AKP. Os lendários dons políticos de Erdogan, incluindo sua capacidade de influenciar as eleições pela força da personalidade e de mobilizar sua considerável base de apoiadores, falharam, pelo menos por enquanto.

O futuro político do presidente permanece seguro, por enquanto: ele foi reeleito em junho passado para um mandato de cinco anos. Mas, com sua aura de invencibilidade trespassada pelo resultado do domingo, a preocupação e a autorreflexão de seu grupo haviam começado.

Em uma mensagem no Twitter, o deputado Mustafa Yeneroglu, do AKP, escreveu que o partido “perdeu Istambul porque perdemos nossa superioridade moral. Podemos voltar a esperar com autocrítica sincera ”.

Ele acrescentou que o partido precisava "focar nos sonhos dos jovens, na racionalidade, no estado de direito".

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.