A Argentina será a próxima adversária do Brasil na Copa América. Seleção de Messi e companhia fez uma boa partida e venceu a Venezuela, por 2 a 0, na tarde desta sexta-feira (28), no Maracanã. A partida, que valia a classificação, teve um gol do atacante Lautaro Martinez logo no início do primeiro tempo tempo, aos nove minutos. Mas a decisão da vaga foi mesmo aos 28, da etapa complementar, com o gol do volante Lo Celso, ampliando e fechando o placar. No final pesou mais a camisa e o grande elenco alviceleste, mas os venezuelanos estiveram sempre a altura e chegou a jogar melhor no segundo tempo.
Lautaro Martinez abre o placar no Maracanã
A Argentina chegou com tudo no primeiro tempo e buscou o gol o tempo inteiro. Tanto que aos nove minutos abriu o placar com um chute do atacante Lautaro Martinez que lambeu a rede. Após um escanteio cobrado por Messi, pelo lado esquerdo do ataque, Agüero não conseguiu o domínio da bola, que caiu nos pés de Lautaro. Ele desviou de letra e enganou o goleiro Fariñez.
Foi a primeira vez que os vinotintos saíram atrás na competição. A torcida Argentina logo começou a cantar "decime que se siente" e ouviu algumas vaias dos muitos brasileiros que prestigiam a partida, mas não houve nenhum incidente por causa desta provocação, que começou na Copa 2014. Somente poucos protestos.
Em alguns bons momentos, mesmo perdendo o jogo, a torcida venezuelana gritava olé quando a seleção tocava a bola, acompanhada por um coro brasileiro. Como futuros adversários, os torcedores locais estavam divididos. E a equipe comandada pelo treinador Rafael Dudamel, apesar das limitações, teve uma certa melhora no decorrer da partida.
Los Celso substituiu Acuña e marca o segundo gol
A verdade é que a Argentina sempre esteve mais próxima de ampliar o placar do que a Venezuela de empatar. Mas como no futebol tudo é possível, a seleção de Lionel Scaloni voltou para o segundo tempo recuada, querendo jogar no contra-ataque. Messi jogou literalmente como um 10, mais atrás, municiando os dois atacantes.
Aos 11 minutos, Dudamel tirou o zagueiro Mago para colocar o meia-atacante Soteldo. A Venezuela melhorou com a mudança e passou a chegar mais na área adversária. Pela Argentina, Di Maria também entrou no lugar de Lautaro, justamente o melhor em campo. Torcida vaia o técnico Scaloni. Aos 22, Lo Celso substitui Acuña.
Chegando a ter mais posse de bola, aos 25 minutos, a Venezuela quase empata quando Hernández aparece de surpresa. Mas Armani salva a Argentina. E quem diria? Fariñez, goleiro que se destacou no início da Copa América, soltou uma bola de rebote nos pés de Los Celso, que não perdoou e marcou. 2 a 0 Argentina, placar final e Los Hermanos classificados.
FICHA TÉCNICA
VENEZUELA 0 X 2 ARGENTINA
Gol: Lautaro Martinez (9/1T) e Lo Celso (28/2T)
Local: Maracanã
Data: sexta-feira (28)
Hora: 16h (horário de Brasília).
Venezuela: Fariñez; Hernández, Mago (Soteldo), Chancellor e Rosales; Moreno, Herrera e Rincón; Murillo, Machís (Josef Martinez) e Rondón.
Técnico: Rafael Dudamel
Argentina: Armani, Foyth, Pezzella, Otamendi e Tagliafico; Paredes, Acuña (Lo Celso) e De Paul; Messi, Agüero e Lautaro Martínez (Di Maria).
Técnico: Lionel Scaloni
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: Wilmar Navarro (COL) e Jhon A. Léon (COL).
VAR: Andrés Rojas (COL) é o chefe da equipe, com Nicolas Gallo (COL) e Richard Trinidad (URU) como auxiliares
Cartão Amarelo: Rincón e Rindón (Venezuela); Acuña e Lautaro Martinez (Argentina)