Desde o início desta semana, alguns movimentos da cidade do Rio de Janeiro estão participando da Semana de Luta Contra o "Pacote Fake do Moro". Esses grupos também integram a Campanha “Pacote Anticrime: Uma solução FAKE” e convocam outros coletivos e instituições que estão na luta contra o genocídio e o superencarceramento para participarem dos encontros que começaram nesta terça-feira (2) e vão até o próximo sábado (5), na Cidade Maravilhosa.
Segundo informações divulgadas na página do evento no Facebook, cerca de 70 organizações da sociedade civil, além de movimentos sociais de todo o Brasil, apoiam a campanha. A iniciativa seria uma resposta às propostas de recrudescimento penal e licença para matar que foram apresentadas no mês fevereiro pelo atual ministro da Justiça e Segurança Pública.
Intitulado Frente Estadual de Desencarceramento, o grupo ainda afirma, por meio da sua página, que existem dois projetos de lei tramitando em Brasília: o PL 882/ 2019 que está na Câmara. No Senado, o mesmo texto foi apresentado no PL 1864/ 2019. Para a Frente, as alterações previstas são inconstitucionais e ineficazes para reverter a crise da segurança pública no país.
Confira a programação até o dia 5:
Dia 3:
13h: Júri da Chacina de Costa Barros.
Dia 4:
16h: Aula Pública sobre o Pacote Anticrime, na Cinelândia
Dia 5:
14h: 2 Anos do Fórum Basta de Violência: Outra Maré é possível, na Divisa da Maré!