,Após coordenar durante dois meses a força-tarefa Arco de Fogo, uma operação coordenada pela Polícia Federal com o apoio do Ibama e da Força Nacional na base de Santarém no Pará em plena Floresta Amazônica, o delegado Edson Geraldo de Souza transformou, em parceria com o jornalista João Carlos Borda, essa experiência em um livro que leva o mesmo nome da operação.
Através das 304 páginas publicadas pela editora Novo Conceito, o leitor mergulha fundo no universo de ambientalistas e madeireiros e a batalha contra o desmatamento da região em um romance onde o fictício delegado Henrique e sua equipe trabalham com investigações, apreensões e sofrem diversas emboscadas. Tudo isso desenvolvido com uma linguagem dinâmica, baseada em fatos e documentos que são reais.
Mais do que relatar um pouco da experiência de Edson nos 57 dias em que esteve a frente da operação, entre 23 de julho e 17 de setembro de 2010, Circulo de Fogo pretende situar e acima de tudo conscientizar o leitor do que acontece na Floresta Amazônica e da importância da preservação deste que é considerado o "pulmão do mundo".
"Queremos é trazer o fator humano, trazer a pessoa para dentro da Amazônia. Terminar esse distanciamento do que é preservação e o que somos nós", afirma o policial escritor.
Tudo isso em um momento em que leis ambientais são reformuladas, investimentos são cortados e o papel e a eficiência dos órgãos de defesa do meio ambiente são postos em xeque.