A Guarda Municipal do Rio de Janeiro informou nesta sexta (05) que planejou um forte esquema de patrulhamento, para o próximo domingo, no jogo final da Copa América entre Brasil e Peru. Segundo a GM-RIO, cerca de 487 agentes, com 60 veículos, controlarão o trânsito e a segurança do estádio do Maracanã e do Fan Fest, na Praça Mauá.
O Fan Fest, na Praça Mauá, terá a participação de 152 guardas municipais cuidando da segurança e atuando no trânsito na região do Porto Maravilha. O grupamento da GM-RIO irá atuar na Praça Mauá, na Orla Conde, no Boulevard Olímpico e nas vias de acesso, como as avenidas Venezuela, Rio Branco, Barão de Tefé e Binário do Porto.
Já no Maracanã, a corporação informou que, na operação, haverá 335 guardas municipais trabalhando na fiscalização do trânsito e no policiamento em todo o estádio Mário Filho. Os agentes usarão motos e carros, além do auxílio de oito cães durante a ação.
A inspetora geral Tatiana Mendes, comandante da Guarda Municipal do Rio, fez um balanço sobre a atuação da guarda nos jogos da Copa América.
“Já empregamos mais de quatro mil agentes do nosso efetivo desde o primeiro dia do campeonato. O esquema envolve diversas unidades operacionais em ações especiais no trânsito, patrulhamento com cães e com motos, entre outras missões que dão o suporte para esse grande evento. E trabalhamos sempre de forma integrada com todos os órgãos – disse Tatiana Mendes.
Além do Maracanã e do Fan Fest, no Centro, a Guarda Municipal está cuidando da escolta das comitivas de atletas e árbitros, hospedados em hotéis do Rio. Os guardas motociclistas acompanham as delegações e a arbitragem aos locais de treinamento da Conmebol e ao Maracanã.