Após quase um mês de treinamentos durante a pausa para a Copa América, o Flamengo terá diante do Athletico Paraense às 21h30 desta quarta-feira (10) na Arena da Baixada em Curitiba no primeiro duelo das quartas de final da Copa do Brasil, a estreia de Jorge Jesus em jogos oficiais no comando rubro-negro. Além dele, o clube promoverá a outra estreia, a do lateral-direito Rafinha.
Contratado para substituir o contestado Abel Braga, o treinador português terá pela frente um adversário que costuma complicar as coisas para o Flamengo, principalmente fora de casa. No entanto quando o assunto é Copa do Brasil, a lembrança é mais feliz para os rubro-negros cariocas, que bateu os rivais paranaenses na decisão do torneio em 2013 após empatar por 1 a 1 em Curitiba e vencer por 2 a 0 no Maracanã.
Nessa temporada as duas equipes já haviam se enfrentado pelo Campeonato Brasileiro, com a vitória do Flamengo por 3 a 2 no final de maio, em uma partida em que mesmo com a vitória, ficou marcada pelas críticas ao comportamento da equipe comandada na época por Abel Braga.
"O Jorge Jesus conseguiu ver os problemas que tivemos contra o Athletico. Vamos marcar sob pressão nessa partida. Temos que ter intensidade na marcação. Todos vão ver que vamos correr um pouco mais. A velocidade da bola é maior lá. Todos vão marcar por setores. Esperamos fazer um grande jogo na Arena da Baixada", afirmou o atacante Bruno Henrique.
Esperando que o adversário se imponha na partida por causa do mando de campo, o zagueiro Léo Duarte falou um pouco sobre a situação. "Sabemos que é um jogo muito complicado, pois o Athletico Paranaense é muito forte jogando dentro de casa. A nossa expectativa é a de que eles vão tentar fazer o resultado para terem mais tranquilidade na volta, no Rio de Janeiro. Vamos precisar saber lidar com este tipo de situação, pois não podemos aceitar esta pressão. Temos que encontrar o melhor caminho de fazermos o resultado que nos interessa", disse.
Mudanças no time titular
Além da entrada de Rafinha na lateral-direita e a volta de Arrascaeta e Cuellar que estavam na Copa América, Vitinho segue no time titular, após agradar Jesus durante o período de treinos, barrando pelo menos por enquanto Everton Ribeiro. Quem também foi para o banco foi o volante William Arão, com Diego fechando o meio-campo flamenguista.
FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR X FLAMENGO
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 10 de julho de 2019 (Quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
ATHLETICO-PR: Santos; Jonathan, Léo Pereira, Lucas Halter (Robson Bambu) e Márcio Azevedo; Wellington, Lucho González e Bruno Guimarães ; Nikão, Rony e Marco Rúben
Técnico: Tiago Nunes
FLAMENGO: Diego Alves, Rafinha (Rodinei), Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Gustavo Cuéllar, Diego, Vitinho e De Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Jorge Jesus