O dono de uma mansão localizada próxima ao Túnel Acústico Rafael Mascarenhas foi responsabilizado pelo desabamento do teto da estrutura ocorrido no dia 17 de maio. Técnicos avaliaram que o acidente foi provocado pelo excesso de lixo lançado do imóvel. Com isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente aplicou multa ao proprietário no valor de 2.643.303,00.
A prefeitura informou que, em meio aos destroços do desabamento, foram encontrados eletrodomésticos, móveis, lixo e obstáculos que teriam sido lançados da mansão, o que teria provocado desalinhamento e desabamento do teto do Túnel.
Além da multa, o proprietário deverá realizar a recuperação da área. A medida é prevista em lei e o dono deverá ressarcir a prefeitura pelos gastos com máquinas e pessoal usados na recuperação do Túnel.
Por causa do descarte irregular de lixo por parte do dono da residência no Alto Leblon, a encosta sobre o Túnel Acústico Rafael Mascarenhas deslizou, derrubando parte do teto da estrutura. No local, foram encontrados, entre outros objetos, pneus, eletrodomésticos e móveis.