O jornalista Paulo Henrique Amorim foi velado na manhã desta quinta (11), na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio. A ABI se encheu de amigos, parentes e fãs que lembraram de seus trabalhos e da dedicação do jornalista como correspondente internacional, escritor, dos vídeos com suas análises políticas no portal “Conversa Afiada” e como apresentador, desde 2003, do Domingo Espetacular na TV Record. A jornalista Geórgia Pinheiro, esposa de Paulo Henrique, muito abalada, acompanhou os visitantes que lhe dirigiam palavras de carinho e conforto.
Paulo Henrique Amorim morreu após um infarto fulminante, que ocorreu depois retornar de um jantar com amigos para seu apartamento em Ipanema. Segundo familiares, o jornalista estava afastado do programa Domingo Espetacular na TV Record, há duas semanas, por questões políticas. Ele vinha criticando o governo Bolsonaro em seu canal “Conversa Afiada”, há algum tempo, e isso teria motivado a emissora a afastá-lo.
“Durante o jantar, ele nos contou tudo sobre a decisão da emissora. Ele não tinha sido demitido, mas não aceitou o afastamento", disse uma amiga da família.
Nas redes sociais, fãs e amigos do jornalista também lamentaram o seu falecimento e elogiaram sua atuação no jornalismo.
O cantor Tico Santa Cruz disse em uma rede social que “Acordar com uma notícia dessas é triste! Minha solidariedade à família e aos amigos e amigas! Paulo Henrique Amorim é um daqueles jornalistas que deixará uma história e um legado em sua profissão no país. Lamento imensamente! Sempre acompanhava seus vídeos e posts. Descanse em paz!”.
O apresentador Alvaro Garnero, que trabalhava com o jornalista no Domingo Espetacular, no quadro “Destinos Espetaculares”, também comentou, em uma mídia social, a perda de Paulo Amorim.
“Foi com susto que recebi aqui em Zanzibar a notícia da morte de Paulo Henrique Amorim. Um cara que fez história no jornalismo e, independente de posicionamento político, sempre me tratou com muito carinho e respeito. Meus sentimentos à família. Mais uma vez o Brasil perde.”
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva emitiu uma nota de pesar sobre Paulo Henrique Amorim.
“Paulo Henrique Amorim nos deixou cedo demais. Jornalista e apresentador, com décadas nos jornais e na televisão, também foi um pioneiro na internet. A importância de Paulo Henrique só cresceu ao longo da sua carreira. Em tempos onde a maior parte da imprensa se levou pelos consensos, ele manteve suas análises e opiniões críticas, independente dos seus patrões. Pelo seu compromisso com o Brasil sofreu perseguições, cada vez mais intensas, daqueles que querem destruir com sua intolerância, notícias falsas e censura à soberania nacional. Não se curvou às autoridades que criticava, nem às forças que detêm as TVs desse país. Nesse momento de dor, minha solidariedade com sua esposa, Geórgia, seus familiares, amigos, leitores, telespectadores, todos que, como eu, o acompanhavam no site Conversa Afiada. A morte de Paulo Henrique Amorim não é uma perda apenas para o jornalismo. Com sua partida perde também o Brasil e sua democracia.”
O Portal Eu Rio procurou a TV Record para que ela se pronunciasse sobre a morte do apresentador do Domingo Espetacular. A emissora em nota disse que a” Record TV lamenta profundamente o falecimento de Paulo Henrique Amorim e se solidariza com os amigos, familiares e admiradores. A todos, nossas sinceras condolências”.
O corpo de Paulo Henrique Amorim deixou a ABI às 15 h e foi levado para o Cemitério e Crematório da Penitência, no bairro do Caju, onde seria cremado.