TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Dia Mundial do Rock: 13 bandas fluminenses que você precisa conhecer

Estilo musical é cultuado por milhões de pessoas no mundo

Por André Luiz Coutinho em 12/07/2018 às 19:58:50

Painside é uma das bandas de destaque no cenário underground, inclusive fora do país (Divulgação)

Nesta sexta-feira, 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock, data celebrada principalmente aqui no Brasil desde 1985, quando nessa mesma data aconteceu o festival Live Aid simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos, em prol do combate a fome na Etiópia. Phill Collins, que tocou nas duas cidades, declarou que gostaria que aquele dia fosse o dia do rock.

Transmitida por diversas rádios brasileiras, a data acabou pegando aqui no pais onde o estilo musical já teve seus dias de glória midiática justamente nos anos 80. Hoje em dia, mais de 30 anos depois, muitas bandas e artistas lutam por espaço divulgando seu trabalho pelas redes sociais.

O portal Eu, Rio! reuniu 13 deles que fazem a cena aqui no estado do Rio e que vale a pena você conhecer.

Amplifica -Essa banda de São Gonçalo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro começou a despontar no cenário underground da cidade há quase dois anos com suas melodias coesas e suas letras introspectivas que levam o ouvinte a refletir e não só curtir o som. A prova disso é o seu EP "Verdades" disponível no Youtube.

Formação atual: Hellen Assis (vocal), Bruno Morpheo (guitarra), Victor Matos (guitarra), Daniel Machado (baixo) e Maicon Snake (bateria).


Diabo Verde -Depois de estrear com o pé direito com "Sincericídio" (2012), a banda de rock carioca Diabo Verde apresentou em 2016 "Veni, vidi, vici" (Mata Leão Discos), bebendo novamente no punk e hardcore noventista e com as letras que fazem críticas tanto a sociedade atual quanto a reflexões do próprio individuo, passando sempre mensagens positivas.

Formação atual: Paulinho Coruja (Vocal e Guitarra), Bruno Baiano (Bateria), Fábio Magoo (Baixo), Maarcus Iahn (Guitarra) e Fellipe Madureira (Guitarra).

Enfadophones -Surgida em 2014 em Niterói, esse quarteto lançou somente no ano passado o seu primeiro álbum de estúdio intitulado "Cabeça Boa", ele tem uma sonoridade influenciada claramente num misto de grunge e blues, mas flertadas na MPB com letras de enredos intrigantes e que fazem o ouvinte refletir.

Formação atual: Renato Sansil (vocal), Bruno Rigoni (guitarra), Matheus Brügger (baixo) e Vinny Soares (bateria).


Helton Alves- Este artista solo de São Gonçalo, já foi vocalista da banda Novos Boêmios e é o Cazuza do Bloco Exagerado, uma mistura interessante do rock do poeta com marchinhas de carnaval. Em carreira solo desde o ano passado, ele tem especializado em faixas com pegada mais acústica, com o mesmo talento de sempre. É um dos criadores e participantes do projeto "Acústico Autoral".


Marcelo Pinguim- Desde 2000 no cenário, esse outro artista solo de São Gonçalo já tocou em diversas bandas de rock como guitarrista e vocal de apoio, até que em 2015 ele resolveu mostrar sua voz e depois de se formar a banda Triplex, segue esse ano em carreira solo onde com voz e violão apresenta composições próprias ou do poeta Rafael Massoto, além de clássicos do rock n" roll.


Menores Atos- O Menores Atos vai lançar seu segundo álbum "Lapso", sucessor do elogiado "Animalia" (2014). Os shows do grupo são conhecidos por sua intensidade que, ao lado dos refrões marcantes, ajudaram a colocar o trio carioca entre os grupos mais cultuados do cenário underground.

Formação atual: Cyro Sampaio (vocal e guitarra), Celso Lehnemann (baixo) e Ricardo Mello (voz e bateria).


Lyria-Com lançamento do seu primeiro álbum "Catharsis", lançado em 2014 por meio de financiamento coletivo, a banda desde então tem chamado a atenção, principalmente na Europa e nos Estados Unidos com um som galgado no heavy metal sinfônico alternativo com influências de nomes como Nightwish. Eles lançaram em abril desse ano o seu segundo trabalho intitulado "Immersion".

Formação atual: Aline Happ (vocal), Rod Wolf (guitarra), Thiago Zig (baixo) e Thiago Mateu (bateria).


Nove Zero Nove- Oriunda do famoso bairro boêmio carioca da Lapa. Aliás, o nome da banda nada mais é do que o número do apartamento do vocalista. Na ativa desde 2009, eles tem uma boa base de fãs que se identificam com suas letras, que traduzem desde a agonia da solidão, até a indignação sócio politica do país.

Formação atual: Maurício Kyann (vocal), Paulo Pestana (guitarra), Pedro Arruda (guitarra), Eliza Schinner (baixo) e Rafael Cabral (bateria)


Overdrive Saravá -A banda niteroiense Overdrive Saravá pode ser considerada uma banda de rock que tem em seu DNA um pouco de Brasil e suas regionalidades, ritmos como o baião, o forró e até o funk se mesclam ao peso das guitarras fazendo uma combinação interessante. Seu álbum de estreia foi lançado em 2016 e até hoje impressiona pela visceralidade das suas letras.

Formação atual: Gregory Combat (vocal e percussão), Lucas Botti (guitarra) e Thiago Henud (guitarra), Matheus Freire (baixo) e Renan Carriço (bateria).


Painside- Essa banda carioca de heavy metal tradicional está há anos na estrada e agora em 2018, após algumas mudanças de formação e um hiato de quatro anos está de volta. Eles vem chutando a porta com o novo single "The Darkest Part of Me".

Formação atual: Guilherme Sevens Azevedo (vocal), Carlos Saione (guitarra), Leandro Carvalho (guitarra), Thiago Velásquez (baixo) e Phill Drigues (bateria).


Seu Miranda -Essa banda de "hardcore boladão" como eles mesmos se definem é oriunda de Niterói, já migrou para São Paulo e voltou para sua terra natal onde há alguns anos esquenta a cena da cidade com uma sonoridade inspirada em bandas dos anos 90 como Raimundos.

Formação atual: Alexandre Souto (vocal), Breno (guitarra), Phael (baixo) e Léo Dias (bateria).


Sujeitos Compostos -Com uma sonoridade que remete bastante a grupos paulistas dos anos 80 como Ira!, essa banda é carioca e surgiu em 2003 no cenário. Após idas e vindas eles lançaram em 2018 o clipe de "40 Graus a Sombra", lançada originalmente como single em 2016.

Formação atual: Paulo Schwinn (vocal e guitarra), Cristiano Pereira (guitarra), Luiz Antônio Soares (baixo e vocal) e Bruno Farias (bateria).


Velho Oliveira -Fechando a lista, não poderia ficar de fora esse verdadeiro paladino do rock alternativo leste fluminense. Influenciado por figuras únicas como Raul Seixas e Belchior, herdando deles seu senso crítico apurado, Velho lançou em dezembro de 2016 seu primeiro EP independente intitulado "Seu conjunto vai fazer sucesso" com 6 faixas. Ele já está finalizando o próximo EP chamado "O Cantador de Calçada" que tem previsão de lançamento ainda no segundo semestre de 2018.


Se depois de ouvir essa galera você ainda achar que o rock está morto, você provavelmente precisa rever seus conceitos

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.