Após denúncias de passageiros sobre o estado de conservação dos ônibus e vans que operam na Zona Oeste, a equipe da Coordenadoria Técnica de Fiscalização (CTF), da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), realizou duas ações, entre ontem (11) e hoje (12) que resultaram no lacre de 25 ônibus e remoção de sete vans e três kombis. A Viação Redentor, além do lacre dos ônibus recebeu multas pelo Código Disciplinar e pelo Código Brasileiro de Trânsito.
Havia licenciamento vencido, mau estado de conservação, sistema de segurança inoperante, dispositivos de acessibilidade com defeito, bancos rasgados e letreiros com defeito. Além disso, 10 eram rodoviários, por estarem com a planta da carroceria em desacordo com o aprovado pela SMTR.
As vans e kombis foram autuadas por falta de vistoria, mau estado de conservação, pneu sem friso, descumprimento do itinerário e duas kombis foram identificadas como piratas.
De acordo com a nota divulgada pela Prefeitura, as denúncias feitas pela população direcionam as operações da CTF.
Denúncias podem ser feitas através do 1746, registando a irregularidade encontrada, em posse das seguintes informações: data, hora, local e o número de ordem ou placa do veículo.
A Viação Redentor e a Rio �"nibus, Sindicato das empresas de ônibus do Rio de Janeiro, foram consultadas para comentar a citação, mas não responderam até a publicação.