TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Engenheiro réu na queda da ciclovia Tim Lopes é nomeado presidente da Geo-Rio

Ernesto Ferreira Mejido irá administrar fundação que monitora as encostas na cidade

Por Leonardo Pimenta em 16/07/2019 às 23:07:27

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), empossou, nesta terça-feira (16), como presidente da Fundação Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro (Geo-Rio), o engenheiro Ernesto Ferreira Mejido, réu no caso da queda da ciclovia Tim Lopes. O engenheiro fez parte da comissão que vistoriava o andamento da obra na gestão do ex-prefeito Eduardo Paes. Na época, o juiz Marcelo Oliveira da Silva, da 32ª Vara Criminal da Comarca da Capital, aceitou a denúncia do Ministério Público do Rio e considerou Ernesto Mejido e outras 13 pessoas os responsáveis pelo desabamento da Ciclovia Tim Maia, na avenida Niemeyer.

"Os denunciados tiveram algum tipo de atuação na referida obra, seja na confecção do projeto básico, seja na confecção do projeto executivo ou na fiscalização da obra, cuja atuação ou omissão representariam a inobservância do cuidado objetivo manifestada através da imprudência, negligencia ou imperícia", justificou a decisão o juiz Marcelo Oliveira da Silva, da 32ª Vara Criminal da Capital.

O incidente causou a morte de Eduardo Marinho Albuquerque, de 54 anos, e Ronaldo Severino da Silva, de 60, durante uma ressaca marítima, no dia 21 de abril de 2016.

O Ministério Público do Rio havia pedido também à justiça o afastamento dos envolvidos no incidente de suas funções na prefeitura, mas o juiz negou a solicitação.

"Não há nos autos nenhum indício robusto de que a manutenção da atividade profissional dos acusados coloque em risco a ordem pública", disse o juiz no processo.

O engenheiro também está passando por uma sindicância no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) que apura irregularidades na sua conduta profissional.

Ernesto Ferreira Mejido substituirá o atual administrador Herbem da Silva Maia e cuidará do sistema Alerta Rio, do monitoramento, licenciamento, obras e fiscalização dos projetos de contenção de encostas e avaliação da exploração de jazidas pela iniciativa privada. 

Ano passado outro réu foi nomeado como presidente de um órgão da prefeitura

O presidente da Rio Urbe, Fabio Lessa Rigueira, é outro réu no processo pelo desabamento da Ciclovia Tim Lopes que assumiu um cargo de chefia. O engenheiro foi nomeado em março de 2018 para a função de presidente da Empresa Municipal de Urbanização. Fabio Lessa era anterior diretor da Geo Rio e também foi arrolado na ação.

O Portal Eu Rio entrou em contato com a Prefeitura do Rio para ter um posicionamento sobre a nomeação dos réus em cargos na prefeitura e sobre o caso da queda da ciclovia, porém até o fechamento dessa matéria não obteve resposta.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.