Nesta quarta-feira, 24, a Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, realizou, com o apoio da Guarda Municipal, da Agetransp e de agentes do Metrô Rio, mais uma ação da Operação Direito da Pessoa Idosa, desta vez nos trens do metrô.
Da estação Carioca até a Estácio foram flagrados vários atos de desrespeito ao decreto do prefeito Marcelo Crivella, de 26 de fevereiro de 2019, que garante todos os assentos para pessoas idosas, gestantes, obesos, pessoas com crianças de colo e deficientes físicos.
O secretário Felipe Michel, que participou da operação, conversou com os passageiros e constatou que muitos desconheciam a lei.
"Nós estamos aqui hoje para mostrar que o decreto do prefeito Marcelo Crivella tem que ser cumprido. As pessoas idosas podem sentar em qualquer assento, pois todos são destinados a elas. Esta é a terceira operação que fazemos desde que assumimos a secretaria, e continuaremos fazendo semanalmente”, disse o secretário.
Felipe Michel acompanhou uma passageira idosa que entrou no vagão, mas não conseguiu sentar, pois ninguém cedeu seu assento.
"Isso acontece frequentemente. As pessoas fingem que estão dormindo só para não levantar. Ações como esta são muito importantes pra mostrar que nossos direitos precisam ser respeitados”, disse a idosa, que só conseguiu um lugar depois que um passageiro levantou para saltar.