TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Game XP inova com acessibilidade para pessoas com deficiência

Pela primeira vez no mundo, parque de Games tem audiodescrição

Por Gabriel Gontijo em 26/07/2019 às 06:54:46

Foto: Divulgação

Diversão com inclusão. Esse é o objetivo da segunda edição do Game XP, que teve a abertura nesta quinta (25) no Parque Olímpico da Barra, na Zona Oeste do Rio. Em 2019, o primeiro Game Park do mundo, conta com acessibilidade para cadeirantes, surdos e cegos. Um exemplo disso é o espaço para cadeira de rodas na roda gigante. Além disso, pela primeira vez mundo um parque terá audiodescrição para pessoas cegas e de baixa visão. 

A iniciativa da ação é da All Dubbing Estúdio, que conta equipe de intérprete de Libras e é especializada em Games. Muitas soluções encontradas para atender as pessoas com deficiência na Game XP são frutos das dificuldades do cotidiano. O Supervisor de Acessibilidade da Game XP, Thiago Amaral, relata alguma situações que enfrenta como cadeirante. 

“Eu tento sempre observar as coisas que eu passo e que não são legais em outros eventos e trazer o que necessitamos para o Game XP”, comenta.

O trabalho da equipe de acessibilidade contou com a participação ativa do consultor cego, analista de sistemas, Leonardo Teixeira Knitell. O processo de audiodescrição foi montado de duas formas através de um hotsite externo acessado pelo APP do Game XP de onde pode se ouvir a audiodescrição das principais atrações e mapas do parque, e também teremos ao vivo em pontos estratégicos do evento

A Inova Arena ganha ainda mais destaque e passa a ter um espaço exclusivo com mais de 2 mil metros quadrados. O Inova Stage está de volta com 36 horas de talks e painéis que falarão sobre seis grandes temas: Tecnologia na Educação, Tecnologia na Saúde, Bastidores do Mundo dos Games, Revolução nos Negócios, Cidades Inteligentes e Gadgets of the Future (robôs, dispositivos de comando de voz, roupas inteligentes). 

A outra novidade desta edição fica por conta do Dev Park, uma área de exposição para que programadores independentes ganhem visibilidade com seus trabalhos e criem novas conexões com o mercado. A estimativa de 100 mil visitantes no parque. As pessoas com deficiência terão espaço exclusivo para atendimento.

Atrações da Inova Arena

O público encontra as seguintes atrações da Inova Arena: CodeBuddy Tilt Brush XP, Cultura Gamer Arcade, Dev Park, Embraer, Influency.me, Meu caminho Estácio, MOCS, Oi: Holografia + Nave e o Inova Stage. Esta última atração será, mais uma vez, palco de palestras e debates e reunirá mais de 100 speakers que falarão sobre seis grandes temas: Tecnologia na Educação, Tecnologia na Saúde, Bastidores do Mundo dos Games, Revolução nos Negócios, Cidades Inteligentes e Gadgets of the Future (robôs, dispositivos de comando de voz, roupas inteligentes).

Durante os quatro dias de evento, o público poderá participar de debates esclarecedores sobre tecnologia e sociedade.A programação pode ser conferida no site https://www.gamexp.com.br/ e aplicativo da Game XP.


Serviço:

Game XP 2019

Dias: de 25 a 28 (quinta a domingo) de julho, das 10 às 21h.

Local: Parque Olímpico, Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401

na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Programação: https://www.gamexp.com.br/


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.