O técnico Marcos Paquetá foi anunciado pelo Botafogo no dia 26 de junho, para ser o substituto de Alberto Valentim, que se transferiu para o futebol árabe. Há pouco mais de um mês no cargo, o novo treinador alvinegro garante já estar adaptado ao clube, admitiu as limitações do elenco, mas planeja voos altos para a equipe.
“Foi muito rápida a adaptação. Feliz de trabalhar com esse grupo, que é bem consciente. Objetivo sempre é ser campeão. Todas as equipes têm limitações. Temos que buscar os objetivos dentro dessas limitações. Primeiro é ficar na zona da Libertadores. Temos que pensar grande.”
O treinador comentou sobre os jogos-treinos realizados nos últimos dias. Os amistosos serviram para a realização de testes e dar ritmo de jogo aos atletas. Paquetá afirmou que todos podem ter chances e que a disputa por uma vaga no time eleva o nível de todos.
“Aproveitamos os jogos-treino para manter o ritmo e acertar algumas situações. Fizemos testes. Deixo claro que comigo todos podem ter chances. Estão todos concorrendo. Isso eleva o nível de todos”, disse, completando que os resultados não eram o foco principal.
“O resultado não era o mais importante e sim os testes. Muitas coisas a serem feitas nessa parada. O trabalho foi legal, foi rápido o entrosamento. Sou muito transparente com os jogadores.”
Na parada para a Copa do Mundo, o Botafogo não se movimentou no mercado. Porém, Paquetá não descartou a contratação de novos jogadores, desde que sejam atletas que cheguem para fazer a diferença, e destacou que o clube não perdeu ninguém no período.
“O Botafogo optou por manter a base. Muitas equipes perderam jogadores. Para trazer um jogador, tem que trazer alguém que vá fazer a diferença. Nosso radar está aceso. Todo bom jogador será bem-vindo.”
O técnico alvinegro projetou o duelo contra o Corinthians, primeiro adversário do Botafogo na volta às competições.
“Uma partida que jogamos no campo adversário e sabemos que atuar lá é sempre muito complicado. Mas todo mundo está muito consciente e preparado para esse jogo. Teremos mais três ou quatro dias para fazermos alguns ajustes em cima do que vemos do adversário. Eles optaram por fazer jogos contra equipes que também estão voltando, e nós optamos por enfrentar equipes que já estão com ritmo de jogo, para aumentar a intensidade. Quando se enfrenta equipes em ritmo de competição, acaba sendo mais difícil do que enfrentar equipes que também estão voltando no mesmo nível. Essa foi uma opção nossa e sabemos que equipes desse porte vêm jogar contra o Botafogo com os jogadores buscando uma chance. Foi uma atitude proposital, o que exigiu muito dos nossos atletas fisicamente. Trabalhamos em cima do desgaste físico do atleta para que a gente tenha uma resposta lá na frente.”
O Botafogo encara o Corinthians na próxima quarta-feira (18), às 21:45, na casa do adversário. A partida é válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.