O corpo da atriz Ruth de Souza começou a ser velado às 8h desta segunda-feira (29) no Theatro Municipal, no Centro do Rio. A cerimônia foi fechada para familiares até 10 horas e depois aberto ao púbico até as 12h. O sepultamento da atriz aconteceu às 16h30 noCemitério da Penitência no Caju, região portuária da cidade. Esse último ato foi reservado à família e amigos próximos.
Ruth de Souza foi a primeira atriz negra a se apresentar em 8 de maio de 1945 no Teatro Municipal. Com a companhia Teatro Experimental do Negro, fundada por Abdias Nascimento e Agnaldo Camargo, atuou em "O Imperador Jones", de Eugene O"Neil. Sendo a primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema , no Festival de Veneza de 1954, pela atuação no filme Sinhá Moça.
Foram mais de 70 anos de carreira e um símbolo para o movimento negro na dramaturgia brasileira. Ruth de Souza deixa um legado para a dramaturgia brasileira.
Este ano , Ruth de Souza foi homenageada pela escola de samba da Acadêmicos de Santa Cruz, que a levou pra avenida com o enredo "Ruth de Souza - Senhora liberdade. Abre as asas sobre nós.
Nas redes sociais, amigos e admiradores fizeram diversas homenagens à atriz. Como Alexandre dos Santos que escreveu sobre o legado de Ruth de Souza : "Na verdade, não "perdemos" d. Ruth, passamos a ter a obrigação de "achar" d. Ruth em cada um de nós. O simbolismo do ela representa e os valores que defendia sempre germinaram com força em quem nunca se deixou seduzir pelo discurso fácil da "lacração" que segrega em vez de unir".