TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Tráfico na Cruzada São Sebastião não utiliza fuzil

Os bandidos não usam armas pesadas mesmo com recentes operações da polícia.

Por Mario Hugo Monken em 29/07/2019 às 12:29:07

A Cruzada, controlada hoje pela facção criminosa Comando Vermelho (CV), funciona como um entreposto do tráfico. Foto: Reprodução

Traficantes do Conjunto Habitacional Cruzada São Sebastião, no Leblon, na Zona Sul do Rio, tocam os negócios sem o uso de fuzis, segundo informações do Portal dos Procurados do Disque Denúncia.

Os bandidos não usam armas pesadas mesmo com recentes operações da polícia que resultou na prisão de membros importantes da quadrilha ou de uma investida de uma facção rival no ano passado.

A Cruzada, controlada hoje pela facção criminosa Comando Vermelho (CV), funciona como um entreposto do tráfico, recebendo drogas da Rocinha e vendendo para usuários de bairros nobres da cidade, movimentando muito dinheiro.

O movimento era controlado pela facção ADA (Amigos dos Amigos). O mesmo grupo que controla o tráfico na região há 30 anos passou para o CV. 

Na semana passada, a polícia prendeu Simone Miguel Augusto, de 49 anos, em um dos acessos ao Morro do Engenho, na Zona Norte. Contra ela havia um mandado de prisão por uma condenação por tráfico de drogas. Simone estava foragida havia nove anos.

Seu marido, Edmar Manoel de Oliveira, de 53 anos, tem 20 anotações criminais por homicídios, roubos qualificados, tráfico de drogas e está preso há 11 anos.

O casal é pai de Edmar Manoel de Oliveira Júnior, o Edmarzinho, de 30 anos, e Allan Augusto Oliveira, de 32, que estão foragidos e são acusados de participar, com Simone e Edmar, do comando do tráfico de drogas na Cruzada. Outro integrante do grupo é Wellington Ferreira da Silva Junior.

A família é conhecida como Bonde do Panda ou Tropa do Urso. O apelido foi dado a Edmar, que tem manchas escuras ao redor dos olhos. Em imagens obtidas durante as investigações da 14ª DP, a família aparece com desenhos do personagem pintado em paredes segurando armas. Nas fotos, eles ostentam ainda joias de ouro com o Urso Panda estampado.

Um dia depois, foi preso Gustavo Portela de Medeiros, conhecido como “Kengão” em cumprimento a mandado de prisão pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.

Kengão possuía anotações criminais por delitos de homicídio, tráfico e associação para o tráfico, roubo à residência, corrupção de menores, ameaça e lesão corporal.

No ano passado, quatro traficantes do Complexo de São Carlos, no Estácio, na Região Central do Rio, dominado pelo Terceiro Comando Puro (TCP), foram presos tentando invadir a Cruzada.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.