Depois da conquista do bicampeonato Carioca de Futsal, a Portuguesa segue a rotina de treinamentos para a divisão especial da Taça Brasil de Futsal, que será entre os dias 5 e 12 de agosto, na cidade de Erechim (RS).
O técnico Luiz Claudio Pesset lembrou que a Lusa já foi vencedora do torneio, em 2006, na categoria sub-17. Ele também destacou o entrosamento dos jogadores que compõem o atual elenco.
"A base cresceu, e hoje estamos na categoria adulto. Impressionante o desempenho dos nossos atletas, que vem se empenhando muito nos treinos e trazendo bons resultados em quadra. A prova disso é a conquista do título carioca pela segunda vez consecutiva. Os resultados positivos nos renderam a participação na Taça Brasil, já que ficamos bem no ranking", disse.
A tabela da primeira etapa classificatória foi divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). A primeira etapa classificatória será realizada entre os dias 05 e 09 de agosto com quatro jogos diários. A Portuguesa está no grupo E2 e vai enfrentar a equipe do Constelação, de Roraima, na primeira rodada da competição. O jogo será no domingo (5), às 14h30, no Ginásio do CER Atlântico, local onde serão realizados todos os jogos do campeonato.
No dia seguinte, segunda-feira, a Lusa encara a Assoeva, do Rio Grande do Sul, na segunda rodada. Já na terça, o time joga com o Magnus Sorocaba, de São Paulo, fechando a fase classificatória. As duas partidas estão marcadas para às 14 horas (horário de Brasília).
Todos os times jogam em seus grupos, classificando-se os dois primeiros colocados para as semifinais. As semifinais acontecem no dia 11, sábado, e a final no dia 12, domingo.
Como nas edições anteriores, a Taça Brasil vai contar com a participação de dez equipes de vários. De acordo com CBFS, as chaves foram separadas pelo ranqueamento das últimas edições. Assim, além da Portuguesa – que será o único representante do estado do Rio de Janeiro – estarão na luta pelo título as equipes: Assoeva (RS), Joinville (SC), Pato Futsal (PR), Magnus Sorocaba (SP), Minas Tênis Clube (MG), Cruzeiro (RN), Horizonte (CE) e Constelação F. C. (RR), além do Atlântico que é o mandante da competição.