TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

A passagem de Donald Trump pelo Reino Unido

Elogios, protestos e declarações negativas marcam a presença do presidente americano na Inglaterra e na Escócia

Por Laura Bevilacqua em 14/07/2018 às 12:10:38

Presidente Trump e a primeira-ministra Theresa May, em Chequers. (Divulgação)

 A primeira visita oficial do presidente americano, Donald Trump, ao Reino Unido, que iniciou na quinta-feira (12), com previsão de terminar no domingo (15), gerou uma onda de protestos, publicação de notícias negativas no tabloide The Sun e elogios de Trump para a primeira-ministra Theresa May e para a Rainha Elizabeth II, com o intuito de contornar as críticas que ele fez, anteriormente, à primeira-ministra da nação.

Na sexta-feira (13), a primeira-ministra do Reino Unido Theresa May e o presidente americano Donald Trump se encontraram, em Chequers, na casa de campo da primeira-ministra, nos arredores de Londres. De mãos dadas, foram dar uma coletiva de imprensa. Trump elogiou a primeira–ministra: “É uma mulher incrível que está fazendo um trabalho incrível”. Para Trump, um acordo de livre-comércio entre EUA e Grã-Bretanha será possível.

Trump negou que tenha feito críticas à primeira-ministra May. Acusou a imprensa britânica de ter publicado “fake news”. O encontro de Trump e May foi no mesmo dia que o tabloide britânico The Sun publicou uma entrevista que Trump falava coisas ruins da primeira-ministra. Na entrevista ao The Sun, Trump criticou o plano de Theresa May no Brexit e elogiou o ex-ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson.Ele afirmou que a o plano de May, para um “soft brexit” em lugar de um “hard brexit”, representava o fim de um possível acordo de livre-comércio entre Estados Unidos e o Reino Unido.

May apresentou uma proposta de saída da União Europeia, com um acordo de livre-comércio, com os países da Europa, que fazem parte da União Europeia.Para Trump, isso significa que os Estados Unidos continuariam lidando com a União Europeia e não somente com o Reino Unido.

Presidente Trump e Rainha Elizabeth II. (Divulgação)

Ainda na sexta-feira (13), o presidente Trump se encontrou com a rainha Elizabeth II, no Castelo de Windsor, a quem ele disse ser uma “mulher tremenda”.

Nos próximos dias, o presidente Trump voltará para a Escócia para um final de semana em família.

 

Protestos pelos lugares que o presidente Trump passou

Desde que Trump chegou ao Reino Unido, alguns protestos estão acontecendo. Em Glasgow, na Escócia, manifestantes repudiavam a presença de Trump. A espera de Trump estava o ministro do Reino Unido para a Escócia, David Mundell, e a organização “ Escócia Unida contra Trump”, na praça George Square, no centro da cidade.

Em Londres, um balão de 30 metros, um bebê Trump inflado, estava ao lado do Parlamento Britânico, com a autorização da Câmara de Londres, que causou mágoa em Trump.Segundo a CNN, em torno de cinco mil pessoas participaram dos protestos contra o presidente Trump.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.