TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Urologista: médico de mulher

Especialista associado aos homens pode ser solução para inúmeros problemas femininos.

Por Portal Eu, Rio! em 05/08/2019 às 09:52:18

José Alexandre Araújo é especialista em doenças que atormentam o universo feminino. Foto: Divulgação

 Infelizmente pouca gente sabe, mas urologista também é médico de mulher - e pode ser fundamental para prevenir e curar doenças que atormentam o universo feminino, como bexiga hiperativa, incontinência urinária, cistite e muitas outras. José Alexandre Araújo é um especialista no assunto e ativo na sua divulgação. Deu aula em congressos, se uniu com a Sociedade de Ginecologia do Rio e realizou a Jornada Carioca de Urologia Feminina – no ano que vem inclusive será realizada a 4ª Jornada de Urologia Feminina.

“Normalmente urologista prefere atender homens. Mas meu ambulatório no Andaraí, por exemplo, é só de urologia feminina. Gosto de atende-las. Muitas já passaram por vários médicos e não conseguiram melhorar a qualidade de vida. Em geral temos bons resultados. Trabalho com Urologia feminina há quatro anos”, diz o médico nascido em Niterói e que hoje mora em Botafogo.

As mulheres estão muito suscetíveis a problemas urinários podendo sofrer alterações no sistema urinário durante a gravidez, no parto e quando chegam à menopausa. As infecções (cistites) e incontinência urinária são problemas que afetam ambos os sexos.

Na mulher, a incontinência urinária muitas vezes é entendida como um problema de envelhecimento e, por desinformação, muitas não recorrem aos profissionais da área. Só que ela acomete um número bastante elevado de mulheres em sua fase produtiva.  Cerca de 30% da população feminina terá incontinência urinária depois dos 60 anos, por exemplo.

“A qualidade de vida e a autoestima das pacientes é altamente afetada, podendo, inclusive, levar à depressão”, lembra Alexandre. 

Alguns dos principais problemas que podem afetar o sistema urinário:

- Bexiga Hiperativa: transtorno conhecido como a vontade excessiva de ir ao banheiro e que provoca nas pessoas uma vontade incontrolável de urinar. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, aproximadamente duas mulheres para cada homem possuem o quadro da doença. Uma pessoa com Bexiga Hiperativa pode também desenvolver incontinência urinária, problemas de pele e infecções urinárias.

- Incontinência Urinária: é uma doença caracterizada pela perda involuntária de urina. É um problema de saúde comum entre mulheres de meia idade e idosas. Cerca de 30% da população feminina terá incontinência urinária depois dos 60 anos. 

- Cistite Intersticial: também chamada de síndrome da bexiga dolorosa, é a inflamação crônica da bexiga, geralmente muito intensa, que acomete principalmente mulheres com idade de 20 a 60 anos. 

- Infecção Urinária: é a presença de microrganismos no aparelho urinário. Pode ser causada por bactérias, fungos e vírus.


Tags:   urologista
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.