Segundo relatos de algumas pessoas, a última edição do evento Canta Niterói, que foi realizado no Caminho Niemayer, no ultimo dia 28 de julho, foi marcada por uma grande quantidade de furtos de objetos como carteiras e celulares. Jean Lino e sua namorada, Mônica Coutinho, participaram do espetáculo. Na ocasião, Mônica disse que teve seu celular furtado e acabou a noite no prejuízo.
Contudo, de acordo com o casal, foi anunciado durante os shows que dois homens haviam sido presos e que os objetos recuperados pela produção seriam devolvidos. Por tal motivo, eles entraram em contato com um responsável pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), mas até hoje não obtiveram a informação se o aparelho seria o dela.
"Me sugeriram um contato para falar sobre os celulares e pertences recuperados pela produção durante o evento e esperamos uma semana para obter um retorno sobre o que teria sido recuperado, sem sucesso. Além disso, fomos informados pelo SAC que todos os bens e pertences localizados seriam divulgados no site do evento", contou Jean.
Jean também afirmou que a produção interrompeu um show para informar que dois suspeitos haviam sido detidos e que com eles foram recuperados vários aparelhos celulares. Os objetos que estriam a disposição de todos para identificação no término do show.
"Eles anunciaram ao vivo para milhares de pessoas, mas depois o SAC me informou que houve um equívoco nas informações. Fomos avisados que a empresa disponibilizaria os dados no site do evento e nas mídias sociais do Canta Niterói. Eles reforçaram que a informação sobre a recuperação dos aparelhos era equivocada, pois se tivessem recuperado os celulares iriam para a Delegacia. O responsável ainda confirmou que só devolvem telefones perdidos ou encontrados por pessoas do evento e do serviço de limpeza", relatou.
O que diz a produção do Canta Niterói?
O Portal Eu,Rio! procurou a produção do Canta Niterói para tentar esclarecer os fatos. Em comunicado oficial, a produção informou que em nenhum momento alguém envolvido com a organização do evento fez um pronunciamento ou comunicado perante o público na noite do festival. A produção ainda lamentou os boatos que se espalharam pela internet.
Para eles, as informações falsas somente confundem e não prestam um serviço efetivo ao público.
"O fato é que a eventual devolução de celulares, ou de quaisquer pertences, durante o evento somente ocorre nos casos de achados e perdidos, ou seja, quando algum membro da produção, funcionários terceirizados ou algum cliente de boa-fé entrega à produção. A produção do Canta Niterói ressalta que disponibilizou um guichê de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), com um advogado e um staff presentes durante todo o evento, para registro de reclamações e ocorrências", informaram em um trecho da nota.
Além disso, os organizadores relataram que foi concedido o acesso às câmeras do evento e o acompanhamento de supervisores de segurança para que os reclamantes pudessem tentar esclarecer e demonstrar com mais detalhes onde as ocorrências teriam de fato acontecido. No entanto, segundo a produção, nenhum cliente reclamante de perda de celular no interior do evento soube identificar o local da perda ou, ainda, o suspeito da prática do furto.
Também foi negada a informação de que alguém teria sido preso durante o evento. A assessoria jurídica do Canta Niterói considerou prudente esclarecer que, se a segurança tivesse identificado alguma pessoa que tenha cometido delito dentro do evento e nesta ação recuperasse algum celular furtado ou roubado, o bem não seria devolvido ao cliente de imediato, em hipótese alguma.
"Nestes casos, o meliante é obrigatoriamente encaminhado à Delegacia juntamente com a prova do furto ou roubo. O dono seria avisado pela própria autoridade policial para resgatar o seu pertence. Esse é o procedimento criminal legal. No entanto, conforme informado anteriormente, nenhum celular foi encontrado ou recuperado, bem como nenhuma pessoa foi presa ou encaminhada para a delegacia de polícia durante o evento. Essas informações não passam de boatos", reforçou a produção.
Festival tradicional
O Canta Niterói acontece há quatro anos na cidade de Niterói e durante esse período tornou-se uma referência em festivais no Rio de Janeiro pela sua qualidade e variedade de atrações.
De acordo com a produção do evento, os organizadpres sempre prezam pela segurança e pelo conforto do público. Como medida preventiva, a festa conta com um efetivo superior ao exigido para eventos deste porte, tanto no que diz respeito à segurança, brigada de incêndio e atendimento médico.
Sobre a segurança em relação aos objetos, a produção alertou que é comum que as pessoas aproveitem tanto os shows que acabem se descuidando dos seus pertences. Por tal motivo, o Canta Niterói possui um serviço de guarda-volumes que funciona durante todo o evento.
"Aqueles que tiverem perdido ou encontrado algum documento podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que produção possa ajudar da melhor forma possível. Inclusive, alguns documentos que foram encontrados durante o evento, foram anunciados nas redes sociais do Canta Niterói e prontamente devolvidos aos seus donos", ressaltou a produção.