A exemplo do que aconteceu em São Gonçalo, a facção criminosa ADA (Amigos dos Amigos) foi extinta em Niterói. O traficante Cabeça, da Favela do Sabão, que fica às margens da Ponte Rio-Niterói, costurou um acordo com o Comando Vermelho (CV) e mudou a bandeira da comunidade. O Morro da Ilha da Conceição (MIC) também saiu do CV e foi para ADA.
Traficantes do Morro do Boa Vista, no São Lourenço, que também eram ADA, se associaram ao Terceiro Comando Puro (TCP).
A facção já havia tirado da ADA também o Morro do Palácio, no Ingá, na Zona Sul da cidade.
Em São Gonçalo, no mês passado, o bandido Alessandro Luiz Vieira Moura, o Vinte Anos, já havia pulado da ADA para o CV. Ele controla, por exemplo, a Favela da Nova Grécia, que era alvo de disputa entre as facções. Com ele, foi também a traficante Rayane Nazareth da Silveira, de 19 anos, a Hello Kitty, que ganhou notoriedade com postagens nas redes sociais usando armas e dançando em um baile funk.
O traficante Leílson Vieira Fernandes, o Pivete, foi outro que saiu da ADA e foi para o CV e disputa com o TCP o controle da Favela da Coreia.
Recentemente, bandidos da ADA que eram do Morro do Dezoito, em Água Santa, na Zona Norte da capital, pularam para o CV e atacaram a comunidade, que foi tomada pela milícia e o TCP.
A ADA ainda resiste na Zona Oeste do Rio, onde comanda as comunidades da Vila Vintém e o Batan, além de favelas de Macaé, no Norte Fluminense.