TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Crise da Universo causa fortes impactos na Rádio Mania, que tem inúmeros processos trabalhistas

Segundo ex-funcionários, problemas começaram em 2015 e emissora nunca depositou o FGTS

Por Gabriel Gontijo em 13/08/2019 às 20:50:14

Foto: Reprodução/Facebook

Salários atrasados, FGTS não depositado e uma série de ações na Justiça do Trabalho. Este é o cenário que atinge diversos funcionários que trabalham ou foram demitidos da Universidade Salgado de Oliveira, também conhecida como Universo. E além dos problemas na instituição de ensino, a situação acontece também na emissora administrada pela faculdade, a Rádio Mania FM, localizada em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Há aproximadamente quatro meses, uma pessoa que trabalhou por quatro anos na rádio informou ao "Portal Eu, Rio!" que dezenas de ex-funcionários enfrentam problemas no pagamento de salários e alguns benefícios, como o vale-transporte. A reportagem entrou em contato com outras fontes que não apenas confirmaram a situação como alegaram que nunca receberam um único centavo do fundo de garantia após a dispensa, apesar do contra-cheque apresentar os descontos referentes ao FGTS. Além disso, demissões em massa aconteceram no ano passado e em maio de 2019.

Uma ex-funcionária falou em anonimato que a rádio "nunca se pagou", pois era um "fracasso comercial e sempre dependia da receita da faculdade, que vinha do Fies". Ela também contou que existe uma briga entre os irmãos Salgado de Oliveira, donos da rádio e da faculdade, sobre a retirada de verba destinada à Universo para ser colocada na Mania. E segundo a mesma fonte, era "direto" o atraso salarial e que muitos ficavam "angustiados" com a situação.

Ainda de acordo com uma das pessoas demitidas, ela conseguiu receber todas as verbas indenizatórias, inclusive o FGTS. Mas o saque só pode ser realizado depois de quase um mês, pois o "RH afirmava que não tinha o dinheiro e falava para esperar". Já uma outra pessoa que também não quis ter o nome revelado alegou se sentir decepcionada ao ser demitida sem receber nada. Ela não poupou críticas à família Salgado de Oliveira e afirmou nunca ter recebido nada do fundo de garantia.

"Foram anos de dedicação, fazendo o Império do grupo Salgado de Oliveira crescer e sair sem nem assinar a rescisão. Eles (Rádio Mania) descontaram religiosamente o fundo do salário e não depositavam. O que dificulta ainda mais a situação de um desempregado. Esse FGTS seria uma segurança pra me ajudar a manter minha família ou até mesmo investir. Mas infelizmente os sócios não levam em conta que enquanto eles desfilam em carros importados, em helicópteros, nós não estamos dando conta de pagar aluguel, luz, compras do mês entre outras contas. Isso me fez ter a certeza que só na Justiça vamos receber nossos direitos", falou a fonte ao "Eu, Rio!".

Investimentos em transmissão e em equipamentos, falta de resposta aos ex-funcionários e falta de atualização no site

Apesar dos problemas, a Rádio Mania investiu na compra de novos equipamentos na cabeça de rede, que fica em Niterói. O estúdio foi totalmente reformado, todos os equipamentos foram trocados e um telão em led foi adquirido. Além disso, a cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, foi mais uma a integrar a rede de rádios da emissora.Mesmo assim, diversos ex-funcionários denunciam que os problemas tiveram início em 2015, antes da Mania entrar na capital.

"Os erros administrativos já acontecem há algum tempo. Começou com atraso de salário. No começo eram dois, três dias de atrasos. Depois passou para 10, 15, 20 dias. Com isso as contas de casa eram pagas com atraso também, só que com juros absurdos . O que fez com que muitas pessoas entrassem no cheque especial ou empréstimos. Para piorar até o Rio Card atrasou e por quase 30 dias! Além disso, nos últimos anos era impossível planejar férias. O que por lei é para receber com dois dias antes de sair para o merecido descanso, eles brincavam com os funcionários. Pagavam com 4 meses. Isso mesmo, quatro meses de atraso!", desabafou outra pessoa.

Uma situação curiosa é que o site da Mania apresenta 28 pessoas que atualmente fariam parte da emissora. Mas a recente onda de demissões atingiu das integrantes da rádio. E há três semanas mais uma pessoa foi mandada embora. Mesmo assim, o quadro não foi atualizado para quem acessa o site. Segundo um ex-funcionário, isso se deve "porque a Rádio Mania não quer mostrar a queda do número de funcionários, pois isso deixaria claro que há algum problema". Já outra pessoa que também foi desligada acredita que a atualização não aconteceu simplesmente porque a rádio "não tem dinheiro para pagar uma série de serviços. Nem mesmo uma simples atualização no site".

Atrasos no arrendamento dos 102,9 FM

Em 2017, a Mania arrendou a frequência 102,9 FM da Rádio Cidade com o objetivo de se consolidar no mercado radiofônico da cidade do Rio. Apesar da constante subida de audiência e de rapidamente ficar entre as 10 mais ouvidas, em agosto do mesmo ano começaram alguns boatos nos bastidores que a rádio atrasava o pagamento do que era acordado, o que teria irritado à época a direção do Grupo Jornal do Brasil, responsável pelo dial.

O "Portal Eu, Rio!" conversou com três pessoas sobre esse tema. Um ex-funcionário da Rádio JB FM na ocasião admitiu essa versão e afirmou que por muito pouco a Mania não saiu do ar em agosto de 2017. Ele ainda contou que já existia um planejamento para a rádio voltar com uma plástica sonora momentânea até a direção do grupo decidir o que seria feito com a frequência. Ele salienta que circulou internamente "uma foto do link do Sumaré (torre de transmissão) da época que constava que o sinal em 102,9 não era o da Mania".

Já um ex-profissional da Mania que trabalhava na gerência à época e saiu em 2018 traz outra versão. Sem confirmar ou desmentir os atrasos do arrendamento, ele falou que o fim do acordo "foi por conta do cenário caótico da economia. Aí, a direção da Mania optou por cortar esse arrendamento que era um valor alto. E conseguiu migrar pra 91,1 do grupo Band em fevereiro 2018 onde o valor é bem menor". Embora reconheça que a crise na Universo afete a Mania, ele reafirma que a decisão foi por causa do impacto financeiro, pois "são anos de crise impactando os investimentos publicitários".

Mas uma pessoa ligada atualmente ligada ao Grupo JB admitiu com exclusividade que houve atrasos. Pedindo para não revelar o nome e a função, a fonte afirmou que "ocasionalmente os atrasos chegavam a dois meses", mas ressaltou que tinha uma "ótima relação" com o Wellington Salgado de Oliveira, embora o contrato não foi cumprido até o fim. Sobre esse detalhe, ela admitiu que o acordo foi rompido seis meses antes do fim.

"Era um arrendamento alto e a gente percebeu que a Mania não conseguiria pagar. Por isso, optamos em comum acordo em perdoar a multa rescisória. Ao mesmo tempo, quando isso aconteceu, em fevereiro de 2018, foi acertado o que faltava para o arrendamento ficar em dia. Em relação a isso não houve nenhum problema", garantiu a fonte ligada à direção do Grupo JB.

Suposto atraso no arrendamento dos 91,1 FM e posicionamento sobre as denúncias

Com a saída dos 102,9 FM, a Mania anunciou literalmente no dia seguinte o arrendamento da frequência 91,1, que abrigou a Bradesco Esportes entre 2012 e 2017 e que pertence desde então ao Grupo Bandeirantes do Rio. Desde o meio de 2018 corre a história que a emissora está em constantes atrasos para pagar o valor mensal estabelecido no contrato de arrendamento. Segundo uma fonte ligada à Band, os débitos somam seis meses. Procurada para comentar o assunto, a assessoria de comunicação do grupo negou e afirmou que "os valores estão certos. Rigorosamente em dia".

O "Portal Eu, Rio!" procurou a Rádio Mania para esclarecer sobre os temas. Inicialmente foi passado à reportagem que a pessoa mais apropriada para falar a respeito já tinha saído do expediente do dia. Mas o "Eu, Rio!" checou que o responsável em questão, ligado ao setor financeiro, foi demitido há quase três semanas. O fato foi confirmado pelo próprio ex-funcionário, que preferiu não comentar sobre os problemas, mas disse que "não há crise e sim uma reestruturação".

Então a reportagem novamente ligou para a Mania explicando a situação, mas novamente a atendente afirmou que a pessoa não foi demitida. Questionada se outro responsável poderia falar, a mesma atendente alegou que não era possível pelo fato de um dos diretores estar em um reunião. Até o fechamento desta matéria, ninguém da Rádio Mania se posicionou sobre as denúncias. Assim que o "Portal Eu, Rio!" tiver uma resposta oficial, a reportagem será atualizada.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.