As ginastas do Brasil brilharam no Campeonato Sul- Americano de Ginástica Aeróbica, que foi realizada em Lima, no Peru. A delegação brasileira conquistou ao todo sete medalhas, sendo quatro de ouro e três de prata
Na categoria Infanto Individual, Lara Pedro e Manoella Aparecida fizeram uma dobradinha verde e amarela, conquistando respectivamente ouro e prata. O detalhe é que as duas ginastas tiveram a mesma pontuação, 18.350. Pelos critérios de desempate, Lara ficou com o primeiro lugar e Manu ficou com a prata. A ginasta peruana Sofia Rodriguez, com 17.90, fechou o pódio com o terceiro lugar.
No Infanto Trio, Manoella, Lara e Sophia Veeren mostraram o porquê são as melhores ginastas aeróbicas da América do Sul na atualidade. As três, que já tinham se classificado para a final em primeiro com 17.950, confirmaram o favoritismo e conquistaram o ouro com uma nota maior que a classificatória, 18.1.O pódio foi completado pelas atletas da casa, com o trio formado por Sofía Rodriguez, Arantxa, Goicochea e Sofia Cavassa em segundo com 17.500 e Mariajose Zaplana, Lia Shimstek e Aitana Balta em terceiro com 17.050.
No Juvenil, Luana Barreira ficou conquistou a prata com 19.250. Com 20.050, a peruana Arantxa Cortez ficou em primeiro e a outra anfitriã, Rafaella Danovaro fechou o pódio com 18.95.
No adulto individual masculino, Lucas Barbosa tirou 22.050 e ficou com o ouro, seguido pelo argentino Kevin Riveros (22.050) e pelo venezuelano Alejandro Castejon (19.650). Outro brasileiro que competia na mesma categoria, Paulo César Santos, ficou em quarto lugar com 19.
No feminino da mesma categoria, Tamiris Rebeca Silva levou a prata com 20.400, apenas um décimo abaixo da vencedora, a peruana Thais Fernandez. A outra atleta da casa, Alessandra Petrozzi, fez 18.450 e completou o pódio.
Apesar da prata do adulto individual feminino, Tamiris levou o ouro junto com Lucas Barbosa na categoria dupla mista. Os dois brasileiros fizeram 20.600, superando os chilenos Vanessa Guerra e Victor Retamal (18.700) e os colombianos Lina Sofia Guzman e Cristian Dario Camacho (17.450)
Durante a cerimônia de premiação, as atletas do Brasil eram a cara da alegria, principalmente Manoella Aparecida. Moradora de Itaguaí, município localizado entre a Costa Verde e a Baixada Fluminense, conseguiu um patrocínio para bancar sua viagem apenas cinco dias antes da competição, que começou no dia 10.
Depois do pódio, Manu - como é conhecida - recebeu um abraço bem emocionado e carinhoso da mãe, a fisioterapeuta Danielle Aparecida, como reconhecimento por todo o esforço realizado pelas duas para participarem da competição.
Além de Manoella, Lara, Sophia e Luana também representaram o Rio de Janeiro, sendo que todas elas treinam pelo Centro Esportivo Ramiro. Lucas e Tamiris são atletas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).