Após o fim da novela Verão 90 que recordou uma década muito movimentada para os brasileiros tanto no esporte como nas artes, em especial na música e na dança, um livro lançado na Livraria Travessa, de Botafogo, mostra o surgimento de uma droga que virou epidemia no Brasil. A obra 9 Milímetros, da escritora Claudia Magalhães, tem como pano de fundo a chegada do crack no Rio de Janeiro, e também revisita o passado dos anos 90 sob uma outra ótica.
"Estamos em 2019. A história se passa no início da década de 90, quando o crack estava chegando no Rio de Janeiro. Hoje, infelizmente é epidemia. Era uma sociedade recém-saída da ditadura militar, deslumbrada com a liberdade. Então as drogas chegavam e ninguém percebia. Acho que fui bem feliz de fazer o lançamento agora", diz a autora.
Tanto tempo para publicar o livro não foi planejado. Pois tudo aconteceu naturalmente e num contexto de dificuldade normal para quem ainda não vive desta profissão. Cláudia trabalha ainda na área de saúde e escreve contos desde a adolescência. Mas tinha um tesouro guardado na gaveta que só conseguiu levar a sério quando conheceu o também escritor Emir Laranjeiras.
"Eu era muito solitária e resolvi inventar uma história pra passar meu tempo. Anos depois, quando comprei meu primeiro computador, digitei. Anos mais tarde, quando sofri uma cirurgia, fiquei afastada do trabalho, não tinha o que fazer, reescrevi. Então comecei a pesquisar sobre o assunto e me aprofundar. Foi então que encontre Emir Laranjeiras. Quando ele leu minha história, disse que era muito boa e que eu tinha que botar pra frente", explica a escritora.
Emir Laranjeiras se tornou não só o incentivador da autora, mas o revisor da obra. Ele, além de escritor é militar e chefe de batalhão, e fez as correções necessárias para dar mais veracidade a ficção. Afinal, tirando os personagens, algumas passagens aconteceram de fato. Ser fiel a parte técnica e cronológica dá um algo mais ao leitor, que tem um livro de ação e aventura, com passagens históricas.
"O tema central é o conflito de um adolescente com sérios problemas familiares. Ele se envolve com uma menina também com problemas sérios em família. Na história são dois adolescentes perdidos. Porque adolescente não é nada. Nem adulto nem criança. Eles se sentem solitários. E a história mostra que o conflito familiar é o que leva muitas vezes o adolescente a fazer o que não deve, incluindo drogas, violência e uma série de outras coisas", avisa a escritora.
O livro 9 Milímetros, de Claudia Magalhães, está à venda pela internet, nas mídias sociais com link para compra ou direto no site da editora Planeta Azul. Também pode ser adquirido no Mercado Livre e OLX, buscando por @9milimetros. O preço de lançamento foi R$29,00 e o valor da obra varia nas compras virtuais. Editora e autora tem recebido pedidos de pessoas em todo Brasil e a Livraria Travessa recebeu cerca de 100 leitores na noite de autógrafos, número alcançado em geral por escritores já consagrados.