A Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, recebeu na manhã desta sexta-feira (23) mais uma edição do projeto Recicla Ora. A iniciativa é fruto da parceria entre a empresa responsável pela administração de 309 quiosques na orla carioca, a Orla Rio Concessionária, e a startup de sustentabilidade especializada na valoração de resíduos a Polen.
O evento foi realizado no quiosque Marea e as pessoas que participaram da ação também presenciaram o lançamento do ponto de entrega voluntária (PEV) do bairro. De acordo com o CEO da Orla Rio, João Marcelo Barreto, este tipo de iniciativa visa a conscientização sobre a forma correta descarte do lixo e como essa atitude beneficia o meio ambiente.
"Com uma alta produção de lixo gerada nas praias do Rio de Janeiro e o seu impacto no meio ambiente, a preocupação com o descarte correto destes resíduos era constante. Precisávamos de uma solução e revolucionar esse processo de descarte e coleta e ajudar a diminuir o impacto no meio ambiente.", diz Barreto.
Iniciativa começou em maio no Leblon
O projeto piloto foi lançado em maio na praia do Leblon, também na Zona Sul, com PEVs em cinco quiosques da orla: Café De La Musique, Du Leblon, Varanda, Azur e La Carioca. Desde então, foram coletadas cerca de 70 toneladas de resíduos sólidos, dentre eles, mais de 10 toneladas de plásticos, 23 toneladas de papéis e 24 toneladas de vidro ao todo. O diretor de marketing e venda da Orla Rio, Guilherme Borges, explica como a reciclagem impacta de forma positiva o meio ambiente.
"Além de todos os benefícios sociais, a reciclagem contribui para a redução da emissão de gases do efeito estufa, associados com a extração de recursos naturais escassos e com a disposição de resíduos em aterros sanitários", explica Borges.
O Recicla Orla é o responsável pela colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária. Todo o material coletado é reciclado e volta para o ciclo de produção por meio da tecnologia da Polen.Com os PEVs, tanto os frequentadores das praias, quanto os operadores de quiosques passaram a ter uma alternativa sustentável para o descarte de seus resíduos. Mas os pontos de entrega voluntária atraíram, principalmente, os moradores do Leblon, que passaram a descartar seus resíduos nas lixeiras do projeto, antes de suas caminhadas e momentos de lazer na orla carioca.
"Os resíduos são coletados, selecionados e direcionados à reciclagem, voltando para a indústria, que faz a reutilização desse material. Os dados do processo ficam registrados em uma blockchain para que as empresas possam utilizá-los para comprovar a realização da logística reversa de suas embalagens pós-consumo e cumprir com a legislação em vigor", esclarece Renato Paquet, CEO da Polen.