Na manhã deste domingo (25), a Guarda Municipal do Rio realizou uma ação educativa para conscientizar patinadores sobre as regras de uso das patinetes elétricas na orla da Zona Sul da cidade. O trabalho foi realizado pela equipe de educação para o trânsito nas áreas de lazer dos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, além do Aterro do Flamengo. A Subdiretoria Técnica de Trânsito da instituição tem promovido campanhas contínuas com o intuito de estimular boas práticas no trânsito, priorizando a segurança viária e a mobilidade.
Na ocasião, uma equipe da GM distribuiu folhetos com dicas de segurança e informações sobre as regras para a correta utilização das patinetes elétricas, previstas no Decreto Rio nº 46.181 de 02 de julho de 2019, que estabelece as regras para utilização dos veículos, que só é permitida para maiores de 18 anos e há proibição na condução de animais ou qualquer tipo de carga e de estacionamento em locais que atrapalhem a circulação de pedestres.
Além da campanha educativa, a instituição também está se preparando para iniciar uma fiscalização, adequando procedimentos administrativos e operacionais necessários para implementar o serviço que visa coibir irregularidades com a aplicação de multas.
Caberá à Guarda Municipal a coibição da circulação das patinetes elétricas em locais proibidos e na velocidade acima da permitida, a circulação de menores de 18 anos ou transportando passageiros ou cargas, e também patinetes estacionadas ou abandonadas fora das áreas permitidas. O valor das infrações deve variar entre R$100 e R$200,dependendo do tipo de irregularidade flagrada.
"A Guarda Municipal é responsável pela fiscalização do trânsito na cidade e, pela nossa experiência, sabemos que a colaboração da população é fundamental para manutenção da ordem e da segurança viária. No caso das patinetes, vamos fazer essas ações de orientação, para que os patinadores se tornem nossos parceiros e sejam também multiplicadores de boas ações", destacou a comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes.