Assim como nas capitais do país, o Partido Novo iniciou em Niterói e mais 44 municípios em 20 estados, processo seletivo para escolher o candidato da legenda a prefeito em cada uma destas cidades. Tal e qual uma empresa seleciona um funcionário entre aspirantes a uma vaga de emprego. Com direito à apresentação de currículo profissional e entrevista. A sigla não conseguiu eleger nenhum vereador ou prefeito em 2016 no município. A legenda tem viés liberal.
O filiado que estiver interessado deve se inscrever pelo link: http://querosercandidato.novo.
Os requisitos para participar da seleção são: ser brasileiro; Atender às regras previstas da Lei da Ficha Limpa; Preencher as determinações e ter conhecimento do estatuto do Novo, das resoluções partidárias, dos termos de compromisso de gestão e de compromisso partidário, publicados no site da sigla (www.novo.org.br); Estar em pleno gozo de seus direitos políticos; Experiência mínima de oito anos em posições relevantes em gestão no setor público e/ou privado, com elevadas práticas de governança; Reconhecimento reputacional perante a sociedade e comunidade empresarial da região, além de valores ideológicos e morais em concordância com os parâmetros do Novo; Apresentar as seguintes competências comportamentais: liderança, capacidade de comunicação, espírito empreendedor, aptidão para trabalhar em equipe e raciocínio analítico e estratégico que complementem o seu perfil de gestor; O mandatário do NOVO poderá participar do processo de avaliação se sua legislatura encerrar antes da posse do prefeito eleito em sua cidade.
As etapas - A 1ª Etapa consiste em preenchimento de um formulário com informações pessoais e profissionais. Nesta, não haverá nenhuma contribuição financeira do postulante. A avaliação será feita por membros do diretório municipal e/ou diretório estadual. Os postulantes serão notificados via e-mail de cadastro sobre sua continuidade ou não para etapa 2.
Para ingressar na 2ª etapa o postulante deverá: Se filiar ao Novo via http://www.novo.org.br(caso não seja filiado) e pagar a taxa de inscrição. Nesta etapa o postulante participará de entrevistas realizadas por uma banca de avaliação formada por dirigentes e convidados do partido. O resultado da segunda etapa será divulgado, exclusivamente, para o e-mail do participante e enviado pelo [email protected] sobre sua continuidade ou não para a terceira etapa.
Os classificados para a terceira etapa terão seus nomes encaminhados para uma entrevista final com o comitê de avaliação formado por membros dos diretórios nacional, estadual e municipal, além do Departamento de Apoio ao Candidato e Departamento de Apoio ao Mandatário do partido. Para essa entrevista, o participante deve preparar e encaminhar por e-mail sua visão do estado atual do município, os principais desafios e breve plano inicial de ação, caso eleito.
A entrevista será realizada via conferência de áudio/vídeo através da internet. A ferramenta utilizada será o Skype (skype.com) ou outra análoga. Serão considerados critérios técnicos e subjetivos, verificando o alinhamento do postulante com o posicionamento do partido e sua capacidade de entrega. A banca poderá, por escolha exclusiva da mesma, realizar uma segunda entrevista, se necessário. O resultado será enviado ao participante por e-mail.
O processo seletivo ocorrerá de forma sigilosa e o diretório não poderá divulgar os nomes dos participantes. É vedada a nomeação de avaliadores que possuam parentesco até segundo grau com qualquer participante inscrito, sob pena de ter sua inscrição cancelada. As formas de pagamento da inscrição são por cartão de crédito ou boleto bancário. Não serão aceitos pagamentos por cartão de débito nem depósito em conta.
O período de inscrições começou no dia 30 de abril. Procurado, o diretório municipal não informou até o momento quantos já se inscreveram.