Secretaria de Conservação realiza vistoria em antiga chaminé do Andaraí
Em março, moradores já haviam procurado o Portal Eu,Rio! para falar sobre condições de conservação do monumento
Por Jonas Feliciano em 30/08/2019 às 18:59:50
Imagem: Secretaria de Conservação do Município
Na manhã desta sexta-feira (30), equipes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros realizaram uma vistoria na antiga chaminé do Condomínio Tijolinho, no bairro do Andaraí, na Zona Norte carioca. Há alguns meses, moradores já haviam procurado o Portal Eu,Rio! para falar sobre as péssimas condições de conservação do monumento. Na ocasião, algumas imagens foram enviadas à redação revelando o risco que as condições do local apresentavam.
De acordo com a Secretaria de Conservação, o serviço realizado pela manhã foi uma ação em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Eles retiraram elementos soltos como reboco, tijolinhos e pedaços de concreto da parte superior da chaminé. Ainda segundo a equipe, algumas partes do topo estavam com risco de queda.
A SECONSERMA também relatou que para viabilizar a intervenção, o Corpo de Bombeiros emprestou uma escada magirus, com alcance entre 35 a 40 metros de altura, para que a equipe da Conservação pudesse ter acesso ao topo da Chaminé e pudesse fazer o serviço.
Vale lembrar que o monumento da antiga fábrica de tecidos, América Fabril, fica na Rua Vega, no Andaraí. Em março deste ano, uma reportagem do Eu,Rio! denunciou que algumas pessoas que trabalhavam ou moravam próximo a área estavam preocupadas com as condições da chaminé. Na época, após a queda de parte do concreto, homens do Corpo de Bombeiros estiveram no local e sinalizaram o espaço com uma faixa amarela.