A 19ª Bienal Internacional do Livro começou nessa sexta (30), no Riocentro, com a presença de vários autores, alunos e professores das escolas de todo estado e de todos aqueles que gostam de um bom livro. Segundo a organização, esse ano o evento contou com um investimento de mais de R$ 44 milhões e participação de 520 expositores e 320 autores brasileiros e internacionais. Nesse primeiro dia da feira, a escritora Ana Maria Machado, que está fazendo 50 anos de trabalho, foi uma das grandes atrações, ao participar de um bate-papo no Café Literário da Bienal com Marcos Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel). A autora, que possui uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, foi homenageada pelos mais de cem livros publicados entre romances, ensaios e a literatura infanto-juvenil, que é a sua grande paixão.
"A vida me deu de presente ter descoberto a escrita e também poder escrever. Eu nasci em uma época em que eu conseguia me sustentar como escritora. A minha avó era muito melhor contadora de histórias do que eu, mas ela não pôde se profissionalizar e viver disso", disse a escritora durante o bate-papo no Café Literário.
O cartunista e escritor Maurício de Sousa foi outro destaque desse primeiro dia, ao inaugurar um painel de 210 metros quadrados com a sua imagem desenhada junto de todos os seus personagens criados em um stand. Maurício autografou o mural e desenhou Bidu, o seu primeiro personagem, em uma placa comemorativa. No momento em que estava cercado de crianças e jovens que o cumprimentavam por seu trabalho com a "Turma da Mônica", o autor falou da sensação de estar diante do público e da positividade das críticas aos seus desenhos.
"É o momento do encontro mágico, meu, com os leitores. Aproxima mais nossa relação e fico sabendo o que acharam, a crítica que podem fazer e como podem me orientar. Elogio? Aceito. Crítica? Também aceito, construtiva principalmente. Com isso, continuo criando cada vez mais e com mais vontade de criar.", disse Maurício de Souza.
A Bienal do Livro desse ano tem à venda, aproximadamente, 5,5 milhões de livros nos stands das diversas editoras e conta com uma grande área de literatura infantil destinada às crianças, além de um espaço dedicado aos portadores de necessidades especiais (PNE).
A Bienal do Livro estará no Riocentro até o dia 08 de agosto, e a programação completa pode ser conferida através do site: https://www.bienaldolivro.com.br/programacao/ .