Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Período de férias

Estudar ou não estudar nas férias?

Educadores acreditam que o ritmo dos estudos para aqueles que vão fazer o Enem, não pode parar


Letícia Brando sonha com uma vaga na faculdade de Medicina e durante o recesso vai focar nos estudos.(Eu, Rio!)

Estudar ou não estudar nas férias? Eis a questão. Teve uma época que o mês de julho era muito aguardado por conta das férias escolares. Hoje muita coisa mudou. O recesso, que na maioria dos colégios do Rio tem início em meados de julho, pode ser uma ótima oportunidade para focar no conteúdo do vestibular ou correr atrás para recuperar as notas baixas e conteúdos acumulados. A menos de quatro meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) alguns vão aproveitar para descansar, mas outros vão usar o tempo livre para reforçar os estudos. E o que dizem os especialistas?

Para o coordenador do Ensino Médio do Colégio Notre Dame-Recreio, Robson Vieira, descansar é importante, mas nessa fase, aqueles que farão o ENEM, este ano devem aproveitar para fazer uma revisão dos assuntos mais abordados nos últimos exames. Ele acredita que o estudante não deve esmorecer e deve continuar focado na preparação para as avaliações.

"O ritmo de estudos é importantíssimo no desempenho dos estudantes. Obviamente é preciso ter cautela: não adianta estudar cinco, oito, dez horas ininterruptamente. É importante dar continuidade aos estudos, mas sempre consciente que pausas regulares, boa alimentação e descanso são importantíssimos”, explica Vieira.

Diretor Pedagógico do Colégio Pensi, professor José Drummond concorda. Segundo ele, o período do recesso escolar é fundamental para o ano do vestibulando e o descanso deve acontecer, sim, mas atrelado a momentos de estudo. Drummond sugere aproveitar essas semanas de férias como uma ferramenta de diagnóstico.

"Dessa maneira, deve-se avaliar quais são as pendências, correr atrás de disciplinas que estão em atraso e repensar as melhores estratégias para o restante do ano. O aluno deve traçar um bom planejamento, visto que o segundo semestre é mais curto e muito em breve as provas do Enem se aproximam”, orienta. Planejamento também é a palavra-chave usada por Vieira. E ele dá as dicas para quem vai optar por estudar nas férias:

"A orientação é diversificar os assuntos ao longo do dia e da semana, revisar os conteúdos abordados no primeiro semestre do ano letivo. Importante ressaltar que pausas regulares são essenciais para o êxito no estudo. Recomendo que a cada duas horas de estudo, o aluno descanse por meia hora. Alimentar-se bem é imprescindível', explica.

Aluna do Colégio Pensi, Letícia Brando, que sonha com uma vaga na Faculdade de Medicina resolveu não dar trégua aos estudos nas férias.

"Por mais que seja um período de descanso, o curso que eu quero conquistar é muito concorrido e acho importante não parar, dando continuidade à minha rotina de estudos. Criei um esquema que vou focar nas minhas específicas, sem esquecer Redação, fazendo uma por dia. Pretendo acordar cedo todos os dias, estudar até a hora do almoço e também reservar alguns horários para o descanso, ir à praia, mas meu foco serão os estudos", conta Letícia.

 

Estudar ou não estudar nas férias? ritmo dos estudos para aqueles que vão fazer o Enem colégios do Rio Exame Nacional do Ensino Médio Enem Ensino Médio Colégio Notre Dame-Recreio Robson Vieira ENEM Diretor Pedagógico do Colégio Pensi professor José Drummond Colégio Pensi José Drummond

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!