Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Manifesto

OAB, ABI e ativistas realizam hoje ato ‘Ditadura Nunca Mais’

Ação será realizada na na sede da ABI, no Centro do Rio de Janeiro.


Ação será realizada na na sede da ABI, no Centro do Rio de Janeiro.

As falas do presidente da República, Jair Bolsonaro, exultando o torturador Carlos Brilhante Ustra, e dizendo saber como morreu o ativista político Fernando Santa Cruz, desaparecido desde 1969, durante o regime militar, incentivaram a Seccional do Rio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), ex-membros da Comissão Nacional da Verdade, ex-membros da Comissão da Verdade do Rio, juristas, intelectuais, entidades e organizações de direitos humanos a realizar hoje, às 17h, o ato ‘Ditadura Nunca Mais’, na sede da ABI, na Rua Araújo Porto Alegre, 71, no Centro do Rio de Janeiro.

Segundo a ABI, ao longo dos governos democráticos que seguiram à ditadura, a partir de 1985 e até os dois mandatos de Dilma Rousseff (2011-2016), foram implementadas diversas políticas públicas de memória, verdade e reparação, como a Comissão de Anistia, a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e Comissão Nacional da Verdade.

Desde janeiro, quando assumiu, o Governo Bolsonaro nega as violações aos direitos humanos cometidas durante o regime militar, desqualificando o trabalho das comissões. Em julho, o presidente mudou quatro representantes da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos. De acordo com a ABI, essas iniciativas constituem uma ameaça às conquistas da democracia e os direitos consagrados na Constituição de 1988, especialmente em relação aos direitos humanos, educação e meio ambiente.

Ditadura Nunca Mais ABI OAB-RJ

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!