TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Onze pessoas morrem no incêndio do Hospital Badim do Maracanã

103 pacientes estavam internados e 92 foram deslocados para outras unidades

Por Edison Corrêa em 12/09/2019 às 18:55:41

Bombeiros no Hospital Badim. Foto do leitor.

O Hospital Badim, na Rua São Francisco Xavier, Maracanã, pegou fogo na última quinta-feira (12/09). As chamas iniciaram num gerador da unidade, localizado no térreo, que funciona à diesel, segundo funcionários. Duas explosões, com consequente falta de energia, foram ouvidas. Os bombeiros chegaram ao local às 17h59. Onze pessoas morreram, a maioria idosos que estavam no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), asfixiados pela fumaça negra do fogo. Eram 103 pacientes internados na unidade hospitalar. Noventa e dois foram deslocados para seis hospitais da região, a maioria da rede D´Or. Familiares ainda procuram a localização correta de seus entes.

Os bombeiros terminaram a varredura e o rescaldo do fogo no iníco da manhã de desta sexta. A perícia e a Defesa civil estão no local para verificar se a estrutura do prédio sofreu danos e está abalada. Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, quatro quarteis trabalharam no combate ao incêndio, que foi visto de vários pontos da cidade: Central, Méier, Tijuca e Vila Isabel. As equipes tiveram apoio do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS-Barra) e do Grupamento Técnico de Suprimento de Água para Incêndio (GTSAI).

Todos os pacientes, alguns em macas, e funcionários já foram retirados do hospital. Eles foram colocados próximo ao prédio, como mostram imagens do incêndio que circularam nas redes sociais. Vinte e cinco ambulâncias foram disponibilizadas pelas secretarias municipal e estadual de saúde do Rio auxiliaram na retirada dos internos do local, onde a Polícia Militar também atuou. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também cedeu cyanokits, medicamento utilizado no tratamento da intoxicação por cianeto (gás tóxico ao sistema respiratório). O Prefeito do Rio, Marcelo Crivella também esteve no hospital, na manhã desta sexta, acompanhando os trabalhos.

No total, 14 vítimas haviam sido removidas, transportadas pelas 10 ambulâncias da rede municipal de Saúde para unidades particulares. Outros quatro pacientes (do sexo feminino) foram levados, por ambulâncias dos Bombeiros, para o Hospital Municipal Souza Aguiar, todos com quadros estáveis. Uma delas foi transferida para o Hospital Gaffrée Guinle e as outras três para hospitais particulares.

Trânsito

A Rua São Francisco Xavier, entre a Av. Professor Manuel de Abreu e a Rua Isidro de Figueiredo, ficaram interditadas pela Cet-Rio. O desvio foi pela Rua Professor Manoel de Abreu. Os reflexos do trânsito foram até a avenida Radial Oeste. Como rotas alternativas, o motorista, do Méier para a Tijuca, teve de pegar o túnel Noel Rosa e as ruas Teodoro da Silva e Pereira Nunes. Outra opção foi seguir pelas ruas Barão do Bom Retiro, Teodoro da Silva e Pereira Nunes.

Houve congestionamento nas seguintes vias da região:

- Radial Oeste, no sentido Méier, entre São Cristóvão e a Uerj

- Rua Radialista Waldir Amaral

- Rua `Professor Eurico Rabelo

- Rua Felipe Camarão

- Avenida Professor Manuel de Abreu, no sentido Centro, entre as ruas Pereira Nunes e São Francisco Xavier

Direção do hospital solta nota

"


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.