TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Encontro de Jorges no Maracanã

Jogo definirá quem se tornará o "campeão" simbólico do primeiro turno.

Por Marcos Vinicius Cabral em 14/09/2019 às 11:39:20

Técnico Jorge Jesus comprova a cada jogo que seu estilo de trabalho deu certo no Flamengo. Foto: Divulgação/FDlamengo

Um Maracanã lotado, um campeonato bem disputado, duas grandes equipes, dois técnicos estrangeiros que vivem boa fase em seus clubes, um confronto recheados de histórias, uma rivalidade de dois dos maiores times de futebol do país de dois grandes representantes que vestiram com maestria a camisa 10: o Flamengo de Zico e o Santos de Pelé.

Não bastasse todos esses fatores, acrescentado a tudo isso para o clássico que definirá quem se tornará o "campeão" simbólico do primeiro turno, será o encontro dos "Jorges" neste sábado (14), às 17h, no Maracanã, válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Um é português, treinador do líder e melhor mandante de seus jogos enquanto o outro é argentino, comanda o vice-líder e é o melhor visitante.

Separados por dois pontos na tabela de classificação - 39 contra 37 -, um ponto incomum torna esse encontro interessante: as duas equipes jogam para vencer.

Otimista, Jorge Jesus terá força máxima, com os retornos de Rodrigo Caio - que cumpriu suspensão e fará dupla com Pablo Marí -, Bruno Henrique, Arrascaeta e Berrio, servidos às seleções de Brasil, Uruguai e Colômbia, respectivamente.

"É um grupo muito forte, fácil de trabalhar. Tem me encantado", afirmou.

E compara:

"Na Europa temos a ideia de que os jogadores brasileiros não gostam de trabalhar. Em Portugal, se uma equipe tem mais de quatro brasileiros, passa a ser uma equipe de samba. Eu tenho que dizer que não é nada disso", disse aos risos.

Cauteloso, Jorge Sampaoli contará com o retorno de Jorge, Derlis González, Soteldo e Cueva - não muito utilizado - mas não terá o volante Diego Pituca à disposição. O "motorzinho" do Peixe recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática.

Mais de 65 mil ingressos foram vendidos, o que motiva ainda mais a equipe Rubro-Negra em obter mais um bom resultado que levará a fechar as dezoito primeiras rodadas com 100? de aproveitamento como mandante, e o turno, como o melhor de sua história, desde quando o Campeonato Brasileiro de Futebol começou a ser disputado em pontos corridos, em 2003.

Já o clube Santista tenta surpreender dentro do Maracanã, já que na rodada passada, tropeçou diante do time reserva do Athletico Paranaense, empatando em 1 a 1 na Vila Belmiro.

Confrontos entre Rubro-Negros e Santistas

Em 58 jogos pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu 22, o Santos 18, e houve 18 empates.

No total de 114 confrontos, a vantagem inverte: Santos venceu 43, o Flamengo 40 com 31 empates.

Maiores artilheiros

Vestindo a 10 do Santos, o Rei Pelé marcou 13 gols, sendo 8 no Maracanã.

Em seguida, Zico, o Galinho de Quintinho é o artilheiro em jogos no Maracanã com 4 gols marcados.

Maior público da história do Campeonato Brasileiro

Em um Maracanã cheio, 155.253 torcedores viram Zico - que disputava sua última partida antes de ir jogar na Udinese/ITA -, Leandro e Adílio, marcarem os três gols que garantiram o tricampeonato do Flamengo, em 1983.

Esse jogo jamais será batido o recorde e é o maior público das sessenta edições do Campeonato Brasileiro que teve o Bahia como primeiro campeão em 1959.

Torneio Rio-São Paulo

Naquele 6 de fevereiro de 1997, mais de 70 mil presentes assistiram o empate em 2 a 2 no Maracanã, que deu o título ao Santos, que vencera a primeira partida por 2 a 1 no Morumbi.

Jogo inesquecível

Histórico e de tirar o fôlego dos amantes do futebol. Não há outro adjetivo para descrever o confronto entre Santos e Flamengo, na Vila Belmiro, em duelo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, naquele 27 de julho de 2011.

Em uma partida repleta de golaços, situações adversas e constrangedoras - vividas principalmente pelo meio-campista Elano -, dois craques voltaram a brilhar: Neymar e Ronaldinho.

O menino da Vila Belmiro marcou dois gols e jogou futebol de adulto, mas o camisa 10 da Gávea, que teve a melhor atuação desde o retorno ao país, balançou as redes três vezes e ajudou o Rubro-Negro a derrotar o Santos por de 5 a 4, naquele que é até hoje, um dos grandes jogos de futebol de todos os tempos.

Últimos cinco confrontos

27/11/2016 - Santos 0 x 2 Flamengo - Campeonato Brasileiro - Maracanã

28/06/2017 - Santos 0 x 2 Flamengo - Copa do Brasil - Luso-Brasileiro

27/07/2017 - Santos 4 x 2 Flamengo - Copa do Brasil - Vila Belmiro

02/08/2017 - Santos 3 x 2 Flamengo - Campeonato Brasileiro - Pacaembu

26/11/2017 - Santos 2 x 1 Flamengo - Campeonato Brasileiro - Luso-Brasileiro


FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X SANTOS

Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)

Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC)) e Henrique Neu Ribeiro (SC)

Árbitro de vídeo: Rafael Traci (SC)

FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Arão, Gerson, Arrasceta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol. tÉCNICO: jORGE jESUS.

SANTOS: Everson; Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique, Aguilar e Jorge; Alison, Carlos Sánchez e Cueva (Jean Mota); Soteldo, Sasha e Marinho. Técnico: Jorge Sampaoli.


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.