Praticamente ataque contra defesa o encontro dos dois alvinegros Ceará e Botafogo, nessa virada de turno para o returno. Cauteloso desde o primeiro minuto de jogo, o Botafogo segurou o empate sem gols contra o Ceará neste sábado (14), pela última rodada do primeiro turno do Brasileiro.
Jogando na Arena Castelão, em Fortaleza, o Alvinegro teve uma formação totalmente defensiva e saiu de campo com o dever cumprido: arrancar um ponto do Vozão, que não vence há cinco jogos, levando assim um ponto na mala na viagem de regresso à Cidade Maravilhosa.
O time de Enderson Moreira foi agressivo em todo os 45 minutos iniciais e das 13 finalizações contra apenas uma do Botafogo, o grande nome foi Gatito Fernández, muito exigido.
Apesar da pressão, o Ceará não conseguiu acertar o alvo. O Botafogo se segurou como pôde e acabou levando o empate parcial para o intervalo. O time carioca se fechou todo, temendo levar um gol.
A postura do Botafogo não mudou na etapa complementar. O time carioca se defendeu durante os 45 minutos finais, a exceção foi em um chute de Valencia, sem muito perigo, e viu o Ceará mandar no jogo. A equipe nordestina, no entanto, sentiu dificuldade para furar o bloqueio do rival, tanto que as melhores chances foram em tentativas de longa distância.
"Esses jogadores estão de parabéns pelo que têm feito, pela forma como têm trabalhado. Mais uma vez tenho que exaltar a conduta deles. Teve jogador agora lá vomitando no vestiário, se entregou tanto que chegou no vestiário passando mal. Como comandante, e pessoa que está ao lado deles, tocando esse trabalho, eu estou extremamente feliz com o comportamento deles, a entrega deles. Estão de parabéns", disse o treinador Eduardo Barroca sem revelar o nome do jogador que passou mal.
Resultado bom para o visitante e ruim para o visitado.
O Botafogo soma agora 27 pontos, se encontra na nona colocação, a três pontos da zona de classificação. O Ceará, que foi para o seu quinto jogo sem vitória, ficou em 13º com 22, ainda com boa distância da zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o São Paulo no sábado, às 11h, no Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). No domingo, às 16h, o Ceará visita o CSA no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL).
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 0 X 0 BOTAFOGO
Estádio: Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 14 de setembro de 2019
Hora: às 21h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa/SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Árbitro de Vídeo: Vinicius Furlan (SP)
Público: 20.906 torcedores
Renda: R$ 263,650,00
Cartões amarelos: Samuel Xavier (CEA); João Paulo (BOT)
CEARÁ: Diogo Silva; Samuel Xavier, Valdo, Tiago Alves e João Lucas; Fabinho e Ricardinho; Leandro Carvalho (Wescley, 30/2ºT), Thiago Galhardo e Vinicius Lima (Felipe Baxola, 20"/2ºT); Felippe Cardoso (Bergson, 37"/2ºT). Técnico: Ederson Moreira
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Fernando, M. Benevenuto, Gabriel e Lucas Barros (G. Bochecha, 40"/2ºT); Cícero, Alex Santana (Léo Valencia, 8"/2ºT) e João Paulo; Marcinho, Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão, 27"/2ºT) e Diego Souza. Técnico: Eduardo Barroca