Vindo de dois resultados adversos nas rodadas passadas, o Vasco se reergueu nesta contra a Chapecoense e a vitória por 2 a 1, neste sábado (14), garantiu ao time de Vanderlei Luxemburgo um alívio imediato: com 23 pontos, se afastou do temido fantasma do Z4.
Válido pela 19ª rodada, Chapecoense e Vasco fizeram um jogo muito brigado na Arena Condá e decidido pela grande atuação do menino Talles Magno, de apenas 17 anos, autor de um dos gols da vitória.
Apesar de jogar fora de casa, o Vasco procurou o ataque desde o início e logo tomou controle da partida. Não demoraria para abrir o marcador com Ribamar que num contra-ataque rápido pela direita, tocou com categoria de cavadinha contra a meta de Tiepo. O auxiliar, porém, assinalou impedimento. Após dois minutos de espera para o lance ser revisado, o VAR confirmou o gol e colocar a equipe carioca na frente.
Aos poucos, a Chapecoense com o apoio da torcida, equilibrou e começou a criar chances, mas sem grande perigo. Até que aos 27 minutos, Arthur Gomes se antecipou à zaga e testou forte para empatar o jogo.
O time treinado por Emerson Cris não teve nem tempo para comemorar o empate, pois dois minutos depois, o menino da base do Vasco Talles Magno brilhou novamente aos 29 minutos, ao fazer uma linda jogada individual, driblando dois marcadores e batendo de perna esquerda no canto direito de Tiepo.
A Chape não teve forças para reagir e com placar permaneceu inalterado até o último apito do árbitro Flávio Rodrigues de Souza, agoniza na 19ª posição com 14 pontos na tabela de classificação.
"Estou aqui até o fim do ano e pretendo ficar no ano que vem. Porque aí sim posso brigar por alguma coisa. Brigar para não cair é duro. Hoje conquistamos uma vitória importante, de um adversário na nossa competição. Para cima nem olho porque não adianta. Depois que eu sair da confusão, posso olhar. Por enquanto, não. Foi um confronto direto", disse o treinador, que tem contrato com o Vasco até dezembro.
As duas equipes voltam a campo no próximo domingo (22). A Chapecoense joga às 11h contra o Internacional, no Beira-Rio, enquanto o Vasco recebe o Athletico-PR em São Januário, às 16h. Promessa de casa cheia.
FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE X VASCO
Local: Arena Condá (SC)
Data: 14 de setembro
Horário: às 19h (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Árbitro de vídeo: Jose Claudio Rocha Filho (SP)
Público e renda: Não divulgados
Cartões amarelos: Elicarlos, Rafael Pereira (CHA) Leandro Castan, Raúl Cáceres, Rossi, Clayton, Henrique (VAS)
GOLS: Ribamar (VAS) aos 46 minutos do primeiro tempo; Arthur Gomes (CHA)aos 27 minutos do segundo tempo e Talles Magno (VAS) aos 29 do segundo tempo.
CHAPECOENSE: Tiepo; Eduardo, Rafael Pereira, Maurício Ramos e Bruno Pacheco; Amaral, Elicarlos (Vini Locatelli 31' 2ºT), Augusto (Régis 30' 2ºT) e Gustavo Campanharo; Aylon (Arthur Gomes 1' 2ºT) e Everaldo. Técnico: Emerson Cris.
VASCO: Fernando Miguel; Cáceres, Henriquez, Castan e Danilo(Henrique 32' 2ºT); Richard, Raul e Marcos Júnior; Rossi (Clayton 43' 2ºT), Ribamar (Marrony 11' 2ºT) e Talles Magno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.