O Flamengo - diferentemente do Avaí, Chapecoense, CSA e Cruzeiro, que estão no inferno vermelho do rebaixamento - se encontra no paraíso de céu azul. O Rubro-Negro inicia o segundo turno enfrentando uma camisa azul que tem peso no futebol brasileiro: o próprio Cruzeiro, 17º colocado, neste sábado (21), às 17h, no Mineirão.
Válido pela 20ª, a equipe comandada por Jorge Jesus encara o primeiro desafio no returno em contagem regressiva em busca de seu tão sonhado título em 123 anos de história.
Hexacampeão, serão 19 jogos - 10 em casa e 9 fora -, 1.710 minutos de bola rolando até o apito final do juíz na 38ª rodada da competição, em 8 de dezembro contra o Santos na Vila Belmiro.
O Flamengo pode vir a campo sem Everton Ribeiro, que voltou a sentir dores no pé esquerdo.
Com isso, Jorge Jesus poderá recuar Arrascaeta para o meio de campo, explorando a velocidade de Berrío no ataque ou então deslocar Gerson e lançar Piris da Motta entre os titulares.
Já a equipe mineira, comandada por Rogério Ceni, vai em busca do apoio da torcida Celeste para vencer o imbatível líder do Campeonato Brasileiro.
"O time pode brigar de igual para igual mesmo com o Flamengo, com todas as estrelas, o grande time e o grande treinador que tem", projetou Ceni.
Existe a expectativa que o Cruzeiro tenha novidades diante do Flamengo, a começar pelo setor defensivo. Além do possível retorno de Dedé e a utilização de Fabrício Bruno na vaga de Leo, o setor ofensivo, que marcou apenas um gol nos últimos três jogos, a esperança é pelo retorno de Rodriguinho.
Se por um lado terá reforços, por outro Rogério Ceni não poderá contar com Ariel Cabral, com problemas no pé.
Retrospectiva
Cruzeiro e Flamengo farão o 97º duelo no sábado, às 17h, no Mineirão, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. No geral, há um equilíbrio absoluto. São 35 vitórias para cada lado e 26 empates. O rubro-negro contabilizou mais gols: 116 a 108. Nos embates recentes, cabe a discussão para saber de quem é a vantagem.
Estatisticamente, o Flamengo levou a melhor em oito dos 12 últimos jogos, enquanto, o Cruzeiro conquistou em cima dos cariocas a Copa do Brasil de 2017 e uma classificação na Copa Libertadores de 2018.
Marca
Desde 2006, com 20 clubes na Série A, os melhores ataques do primeiro turno do Brasileirão são o do Flamengo, nesta temporada, e do Cruzeiro, de 2013, ambos com 42 gols.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X FLAMENGO
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (BH)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Neuza Ines Back (SP)
Árbitro de Vídeo: José Cláudio Rocha Filho (SP)
CRUZEIRO: Fábio; Orejuela, Dedé, Cacá e Rafael Santos; Henrique, Éderson e Marquinhos Gabriel (Thiago Neves) ; David, Pedro Rocha e Fred; Técnico: Rogério Ceni
FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson e Arrascaeta; Everton Ribeiro (Piris da Motta), Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. Técnico: Jorge Jesus