Apesar do estádio Nilton Santos não estar lotado, a torcida do Botafogo jogou junto e cantou boa parte do jogo mas não foi o suficiente para o Alvinegro conseguir os três pontos na abertura da 20 rodada do returno do Brasileirão.
O time comandado por Eduardo Barroca empatava com o São Paulo e satisfeito com o ponto conquistado, foi castigado nos acréscimos no gol do atacante Pablo, que há quatro jogos não estufava as redes.
O Glorioso, estaciona nos 27 pontos, fica no meio da tabela e perde a chance de se aproximar do "bolo" que briga por Libertadores.
Por sua vez, a vitória leva o Tricolor aos 35 pontos, em quarto lugar - na dependência dos resultados de Corinthians e Internacional na rodada.
Apesar de estar jogando em casa, o Botafogo viu o São Paulo controlar o jogo nos minutos iniciais e povoar seu território defensivo, com Juanfran e Reinaldo chegando com facilidade.
Mesmo não se incomodando com a atitude do adversário, o Glorioso se postava na defesa esperando um erro no meio campo para partir em contra-ataque, estratégia utilizada por Eduardo Barroca em boa parte das partidas nesta edição do Campeonato Brasileiro.
O gol seria questão de tempo pelas posturas das equipes.
E esse tempo foi aos 36 minutos, quando o tricolor paulista abriu o placar em grande jogada de Hernanes, que sem ângulo, conseguiu cortar para o lado esquerdo e chutar cruzado sem qualquer chance para o goleiro Gatito.
Em desvantagem, os donos do Nilton Santos mudaram a postura e mostraram a força da Estrela Solitária, quando João Paulo empatou ao driblar o marcador e com categoria bater no lado esquerdo de Tiago Volpi, aos 45 minutos.
Tudo igual antes dos jogadores irem para o vestiário ouvir instruções de Eduardo Barroca e Cuca para os 45 minutos finais.
Voltaram um pouco diferentes, com um Botafogo mais ousado e buscando mais a vitória e um São Paulo sem o mesmo ímpeto do primeiro tempo.
Os técnicos mexeram em seus times e as alterações deram mais velocidade ao jogo.
Quando tudo parecia que o jogo iria terminar empatado, o São Paulo conseguiu marcar o segundo gol aos 46 minutos graças a Pablo, que aproveitou a bola espirrada na pequena área para voltar a gritar gol, algo que não acontecia desde o clássico diante do Palmeiras.
O treinador Alvinegro elogiou seus comandados, apesar da derrota.
"Enquanto minha equipe estiver se dedicando dessa forma, a responsabilidade dos resultados vai ficar comigo. Venho aqui de frente, falo isso mesmo, porque eles estão indo no limite. Não tem responsabilidade individual. Responsabilidade do resultado negativo é minha, eles vão sempre ser blindados pelo seu treinador enquanto tiverem esse tipo de comportamento", afirmou Barroca na coletiva após o jogo.
A equipe do Botafogo encara o Bahia fora de casa, na próxima quarta-feira (25), às 21h30 e o São Paulo recebe o Goiás no Morumbi, no mesmo dia e horário.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 2 SÃO PAULO
Campeonato Brasileiro - 20° Rodada
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
Árbitro de Vídeo: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Cartões Amarelos: Cícero, Fernando e Luiz Fernando (Botafogo) e Hernanes (São Paulo).
Público: 18.471 presentes
Renda: R$ 414.516
Gols: Hernanes, aos 36 minutos e João Paulo, aos 45 minutos do primeiro tempo e Pablo aos 46 do segundo tempo.
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Marcelo, Benevenuto, Gabriel e Gilson; Gustavo Bochecha (Leonardo Valencia), Cícero, João Paulo, Marcinho e Luiz Fernando (Alan Santos); Victor Rangel (Rodrigo Pimpão). Técnico: Eduardo Barroca
SÃO PAULO: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan (Igor Gomes), Tchê Tchê, Hernanes (Everton) e Daniel Alves; Pablo e Toró (Antony). Técnico: Cuca