TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Sábado de manifestação artística na Cidade de Deus

Moradores do Brejo, localidade onde o blindado da PM destruiu barracos, pintam asfalto em arte-protesto promovida pela ONG Noiz

Por Rafael Brito em 21/09/2019 às 20:00:17

Foto: Divulgação/André Mello ONG NOIZ

“Vida digna”, “sonhar”, “realizar”. Estas palavras agora estão estampadas em uma manifestação artística pintada no asfalto de acesso à comunidade do Brejo, zona oeste do Rio. A localidade mais pobre da Cidade de Deus esteve no noticiário no último dia 03, quando um blindado da Polícia Militar entrou pelos estreitos becos destruindo barracos, deixando moradores desamparados. Neste sábado (21), porém, o protesto foi em forma de arte, promovido pela Organização Não Governamental Noiz, com idealização artística de Jorge Luiz Gomes e participação de 150 pessoas, dentre moradores e voluntários.

“Tivemos tanto apoio e participação que até a Associação de Moradores da Cidade de Deus sugeriu que este trabalho seja promovido em outras ruas da comunidade”, disse o artista plástico Jorge Gomes que já realiza trabalhos mensais com as crianças assistidas pelos projetos sociais da ONG.

Ele destacou que procura através da sua arte levar cidadania e despertar a autoestima dos pequenos que vivem na realidade de abandono e descaso das autoridades. Neste sábado, ele estava muito realizado com a repercussão positiva da ação, que envolveu, além das crianças, as diversas mães moradoras do Brejo.“O evento de hoje seria apenas para as crianças como normalmente é feito, mas a intervenção do caveirão no início do mês, derrubando os barracos, sensibilizou tanto os moradores que a manifestação artística através da arte foi importante como forma de engajá-los de modo participativo e que ao mesmo tempo transmitisse a mensagem do que de fato eles precisam, pacificamente”, disse o artista.

André Mello é o presidente da ONG Noiz e conta que a organização já atua há mais de um ano na localidade, promovendo atividades educativas, reforço escolar e até assistência médica. São cerca de 150 crianças assistidas pelo projeto. Hoje, às 7h15, ele já estava no Brejo, transmitindo live na rede social, convocando a ‘galera’ para a participação do evento que aconteceu das 10h às 14h.

Localizada a quase dois quilômetros do encontro da Avenida Ayrton Senna com o acesso à Linha Amarela, a comunidade do Brejo está na parte mais extrema da Cidade de Deus, afastada dos principais equipamentos públicos como escolas e postos de saúde.

“É uma área muito sofrida e completamente abandonada pelas autoridades, sem saneamento básico, muitas vezes falta a coleta de lixo, têm crianças fora da escola, mas nós seguimos atuantes, acreditando que o nosso trabalho e ações como a de hoje podem mudar o futuro e a perspectiva das crianças e pais que vivem aqui”, diz André, esperançoso.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.