Clube onde Gérson, o "Canhotinha de Ouro", e Ipojucam, ídolo cruzmaltino nos anos 1940 e 1950, deram seus primeiros passos no futebol antes de seguirem para as categorias de base do Flamengo e Vasco, respectivamente, o Canto do Rio Foot-Ball Club, o tradicional Cantusca, prestou uma homenagem a um bicampeão mundial de 62, no último dia 14.
O clube, de 105 anos, homenageou Jair Marinho, 83 anos, que emprestará o seu nome para o Centro de Treinamento (CT), que fica no Clube Mauá, em São Gonçalo.
O campo servirá para o time profissional se preparar para disputar a série C do Campeonato Carioca no ano que vem.
Na inauguração aberta ao público, houve um jogo, às 10h, entre os times da categoria sub-13 do Canto do Rio e do Madureira e, no intervalo da partida, o lateral-direito que foi sucedido no Fluminense por Carlos Alberto Torres, quando se transferiu para a Portuguesa de Desportos, esteve presente e recebeu camisas do clube, placas e reconhecimento.
"Toda homenagem é válida e estou surpreso, porém, muito, mas muito feliz", disse, emocionado, ao Eu, Rio!
Após o jogo e a homenagem, houve uma feijoada com roda de samba que reuniu amigos do ídolo e ex-jogadores que atuaram com Jair Marinho e que moram em Niterói e São Gonçalo.
O Clube Mauá fica na Avenida Presidente Kennedy, 635, no Centro de São Gonçalo.
Quem é Jair Marinho
Nascido em Santo Antônio de Pádua, em 1936, Jair Marinho de Oliveira, fez parte da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1962, mas não jogou na competição.
Começou a carreira no Fluminense em 1954, onde permaneceu por 10 anos, transferindo-se para a Portuguesa em 1965 e dois anos depois para o Corinthians, Vasco da Gama, futebol peruano e encerrando a carreira no modesto Campo Grande do subúrbio carioca.
Morador da cidade de Niterói, onde se radicou e constituiu família, dá aulas em escolinha de futebol do Praia Clube São Francisco, clube social do bairro de São Francisco.
No Tricolor das Laranjeiras, disputou 284 jogos, com 176 vitórias, 55 empates, 53 derrotas, marcando três gols.
Pelo Timão, foram 96 partidas com 59 vitórias, 19 empates e 18 derrotas e marcou um gol.
Pela Seleção Brasileira, foram apenas cinco jogos, sendo um não oficial, e conseguiu 4 vitórias, 1 derrota e nenhum gol assinalado.
Bicampeão em 1962 pela Seleção Brasileira, Jair Marinho ganhou o Campeonato Carioca de 1959, o dois Torneios Rio-São Paulo em 1957 e 1960 pelo Fluminense.