Sábado foi o Dia Mundial para Limpeza de Rios e Praias. A prática, no entanto, é rotina no calendário de conservação da Lamsa, empresa do grupo Invepar responsável pela operação da Linha Amarela. Ao longo de toda a semana, a concessionária irá monitorar e inspecionar os rios Faria, Timbó, Banca da Velha e Frangos, além de canais próximos à via.
Apenas neste ano, a Lamsa já retirou cerca de 25 mil toneladas de lodo dos rios Faria-Timbó e seus afluentes, Faria e Timbó, em Bonsucesso. O material seria suficiente para encher dez piscinas olímpicas com detritos lançados nos cursos d"água. A medida visa a evitar alagamentos nos acessos e saídas da via e nos seus arredores, beneficiando a comunidade e o meio ambiente.
Além disso, haverá limpeza do sistema de drenagem na pista em direção à Ilha do Fundão e nos dois sentidos entre a Ponte Oswaldo Cruz e a Avenida dos Democráticos, num total de cinco quilômetros. A concessionária também fará inspeção de pavimento e nas estruturas de contenção ao longo da rodovia.
Melhor caminho
Com as interdições da Avenida Niemeyer, fechada pela Justiça por tempo indeterminado devido a riscos de desmoronamentos, e da Estrada Dona Castorina, por deslizamentos de terra, a Linha Amarela é a melhor opção para quem se desloca entre a Barra da Tijuca e as zonas Norte e Sul.