As crianças integrantes do projeto Clubinho da Mata, do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica, são as atrações na exposição "Utopias: A Vida para Todos os Tempos e Glória", no Grande Salão do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, nesta quarta (25) às 14 horas.
A exposição tem a curadoria de Diana Kolker e Ricardo Rezende traz 50 obras de Bispo do Rosário, com uma atração inédita: a capa que usava para a proteção de uma de suas vitrines. Além da peça, um texto manuscrito, que faz referência à ascensão das virgens aos céus, será exibido aos visitantes. Haverá também trabalhos feitos pelas crianças, que fizeram uma experiência inspirada no estilo do próprio Bispo do Rosário. Com a supervisão do artista visual Lin Lima, elas fizeram um passeio no caminho entre o Campus Fiocruz Mata Atlântica e o Museu, com o objetivo de coletar objetos encontrados pelo trajeto para compor a instalação da mostra, junto com entrevistas e outras produções artísticas.
O projeto Clubinho da Mata reúne crianças de 6 a 11 anos moradoras da Colônia Juliano Moreira e adjacências. São 30 inscritos, que realizam diversas oficinas sobre saúde ambiental e urbano, todas as quartas-feiras a tarde, no Campus Fiocruz Mata Atlântica.
O Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea fica na Estrada Rodrigues Caldas, 3.400, na Colônia Juliano Moreira, na Taquara. O funcionamento do local é de terça a sexta e últimos sábados do mês, de 10 às 17 horas. A entrada é gratuita.