A Secretaria Especial da Ordem Pública (SEOP) inicia uma operação especial para o Rock in Rio a partir das 7h desta sexta-feira, (27), com 510 agentes da Guarda Municipal. A Prefeitura também anunciou um esquema especial de serviços durante os sete dias do festival que envolve interdições de vias públicas com a integração de diversos órgãos públicos.
O Centro de Operações Rio (COR) terá 811 câmeras para coordenar as operações em tempo real da região. Oesquema envolve as avenidas Abelardo Bueno, Salvador Allende e Estrada dos Bandeirantes, com proibições de estacionamento ao longo das vias.
Para controlar o trânsito, serão utilizados 560 agentes por dia entre Guardas Municipais, controladores da CET-Rio e pessoal de apoio. Painéis informarão sobre os horários dos fechamentos das vias, as rotas alternativas e sobre as restrições de estacionamento.
Lixo Zero no Rock in Rio
A Comlurb contará com 1.143 garis e 158 agentes de limpeza urbana que atuarão nas áreas de circulação do público, da área vip, das arenas 2,3 e velódromo, dos palcos e camarins, além de higienização dos banheiros e dos postos de saúde. Além disso, 2000 contêineres, 1000 para lixo orgânico e 1000 para resíduos recicláveis estarão disponíveis para o público para descarte seletivo.
O Programa Lixo Zero atuará nas imediações do Parque Olímpico, Agentes de fiscalização da Comlurb e guardas municipais aplicarão multas a quem jogar lixo no chão. A fiscalização estará presente entre as 12 h e 22 h.
As multas são pesadas. Quem urinar em vias públicas será multado em R$ 563,30, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana. Já quem descartar resíduos no chão, como papel de bala, palito, embalagem de sorvete, garrafas PETs, latas, etc, será multado em R$ 205,60. A vigilância Sanitária estará presente e vai fiscalizar os mais de mil estabelecimentos autorizados para vender alimentos na Cidade do Rock.