A Polícia Militar informou que, na madrugada desta sexta-feira (27), policiais militares do 3ºBPM (Méier) foram deslocados para verificar disparos de arma de fogo na comunidade Morro do Dezoito, em Água Santa, na Zona Norte do Rio. As equipes policiais patrulharam a área e o policiamento foi intensificado na região. Não houve ocorrências.
Segundo informações que circulam na Internet, traficantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) teriam dominado o morro, expulsando os milicianos e os bandidos ligados ao Terceiro Comando Puro (TCP), que se refugiaram nas comunidades vizinhas Saçu e Lemos de Brito.
O ataque teria sido comandando por antigos membros da ADA (Amigos dos Amigos) que dominavam o morro e pularam para o CV, entre eles o antigo chefe do tráfico na favela, Alexandre Bandeira de Mello, o Piolho, que está preso.
A polícia está atenta também à movimentação de traficantes no bairro de Costa Barros, também na Zona Norte. Na última quarta-feira (25), houve um confronto entre bandidos rivais dos complexos da Pedreira (TCP) e do Chapadão (CV) sendo que os dois conjuntos de favelas teriam recebido reforços de outras áreas, como da Serrinha, em Madureira, e o Complexo da Penha, ambos na Zona Norte.