Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Crime

Milícia que contaria com PMs atua há quase uma década em Xerém


Uma milícia atua há quase uma década em Xerém, um dos distritos de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. PMs participariam da quadrilha

Inicialmente, o grupo agia como justiceiros no sentido de executar possíveis criminosos, arvorando-se no papel de autoridade máxima daquela região.

Entretanto, com o passar dos anos, passou a explorar serviços e a vida da população praticando extorsões e furto de combustíveis, além de cometer diversos homicídios.

O chefe do grupo, segundo a Polícia Civil, seria Ricardo Martins Macedo Moreira, o Ricardinho, que se encontra foragido. Ele responde a processos por cometimento de dois homicídios.

"Ele é conhecido miliciano da região possuindo livre acesso a armas de fogo, agindo com violência na localidade, praticando diversos homicídios na região, o que deixa ainda mais evidente seu poder intimidatório", dizem um dos autos.

O primeiro caso ocorreu em 2012 quando ele e um comparsa atiraram em dois homens. Uma das vítimas morreu e a outra, em razão dos ferimentos, chegou a desmaiar mais acabou sobrevivendo pois foi socorrida por PMs. Seu parceiro neste crime, conhecido como Leandrinho, foi assassinado em 2016 quando era pré-candidato a vereador.

O outro homicídio foi contra Fábio de Barros de Oliveira pelo fato da vítima se recusar a pagar a taxa cobrada pela milícia.

Um PM supostamente envolvido com o grupo e um outro miliciano que foram presos recentemente respondem a um processo por homicídio ocorrido em fevereiro do ano passado.

A dupla em uma motocicleta se aproximou de um grupo depessoas que conversavam na calçada de uma via pública em Xerém, e efetuaram disparos de arma de fogo na direção delas, causando a morte de uma pessoa e lesões corporais em outra. O crime ocorreu, porque os denunciados desconfiaram que as vítimas e outros moradores da localidade faziam parte do tráfico de drogas e que um possível movimento de traficantes poderia atrapalhar os seus negócios, pois pretendiam montar um comércio no local.

Monopólio do gás e furto de dutos da Petrobras

A milícia monopoliza comércio de gás dos moradores, que eram obrigados a comprar diretamente com os vendedores indicados pelos paramilitares com um valor acima do mercado.

Os paramilitares foram acusados até mesmo de dominar uma cachoeira, que é utilizada como lazer de moradores. Denúncias que foram divulgadas pela imprensa revelam que os milicianos teriam proibido a entrada de pessoas no local.

Nesta semana, a Polícia Civil realizou uma operação contra furtos de oleodutos da Petrobras e ao menos quatro integrantes da milícia de Xerém estariam envolvidos. Os paramilitares recrutariam ex-funcionários de uma subsidiária da empresa para ajudar nos crimes. Um PM que seria suspeito de participar do esquema e integrar o grupo paramilitar foi preso.

Uma derivação clandestina que contou com a participação da milícia provocou um enorme vazamento de gasolina, ferindo quatro pessoas e que resultou na morte da menina Ana Carolina Pacheco Luciano, de nove anos, que teve 80% do corpo queimado ao cair em um poço de gasolina Tipo A, em abril deste ano, no bairro Amapá, em Caxias.

Nesta sexta-feira (27), foi preso um integrante da milícia de Xerém: Carlos José da Silva Coelho, conhecido como Chapoca. Ele seria o responsável pelas cobranças a vítimas do grupo paramilitar. Foram apreendidas roupas táticas e uma espingarda.

Violência doméstica

Ricardinho foi condenado por um crime de violência doméstica contra uma ex-companheira. Ele aplicou-lhe uma gravata, agrediu-a com uma garrafa de refrigerante, ameaçou-a de morte e ainda ateou fogo na casa onde ela morava. Tudo aconteceu depois de o suspeito ler no Facebook uma notícia de um homicídio atribuído a ele e a um comparsa. Chegou a ser preso por causa deste fato.

Ricardinho seria dono de uma empresa de transporte em Xerém.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!