O Flamengo empatou na noite desta quarta-feira (02/10) com o Grêmio por 1 a 1 em Porto Alegre pelas semifinais da Taça Libertadores em uma partida em que teve três gols anulados pelo árbitro argentino Néstor Pitana. Apesar da frustração, o time rubro-negro volta pra casa com a vantagem de poder empatar em 0 a 0 no jogo de volta dia 23 no Maracanã.
Se impondo desde o começo do jogo, o time comandado por Jorge Jesus abriu o placar aos 21 minutos de jogo com Everton Ribeiro que aproveitou o rebote do goleiro Paulo Victor e mandou para as redes. No entanto o árbitro de vídeo pegou um empurrão de Gabriel em Kannemann na origem do lance.
Dois minutos depois, Bruno Henrique fez boa jogada com Gabriel na área e o camisa 9 forte na direção do goleiro gremista, que acabou sendo salvo pelo VAR que marcou um impedimento milimétrico na origem do lance.
Aos 38 minutos outro lance polêmico que teve participação do árbitro de vídeo, Michel entrou de sola em Gerson e após consulta, Pitana puniu o volante gremista apenas com o cartão amarelo.
No segundo tempo o Grêmio voltou com uma postura diferente e conseguiu igualar um pouco mais a posse de bola que no primeiro tempo tinha sido de mais de 60%. No entanto sem criar nenhuma chance clara até os 18 minutos quando Luan lançou Everton Cebolinha que ficou cara a cara com Diego Alves, que por sua vez fez grande defesa. No mesmo minuto, Matheus Henrique de fora da área fez outra grande defesa.
E foi justamente nesse momento de pressão gremista que o Flamengo abriu o placar aos 23 minutos quando Arrascaeta lançou no alto para Bruno Henrique que escorou de cabeça nas costas de Galhardo.
Aos 34 o Flamengo fez mais um gol anulado pelo VAR que viu impedimento em Gabriel em lance que ele escorou dentro da área bola rasteira cruzada por Arão.
Quatro minutos depois Bruno Henrique fez grande jogada em cima de David Braz pela esquerda e chutou para grande defesa de Paulo Victor, que dessa vez foi firme no lance.
O castigo veio aos 42 em um contra ataque iniciado por Maicon que acionou Cebolinha na direita que por sua vez cruzou para Pepê deixar tudo igual. O lance ficou marcado pela ausência de Filipe Luis na marcação, o lateral-esquerdo se lesionou e saiu logo em seguida de campo, dando lugar a Renê.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 1 FLAMENGO
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 2 de outubro de 2019 (Quarta-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Assistentes: Juan Belatti (Argentina) e Hernan Maidana (Argentina)
Renda: R$ 5.130.325,00
Público: 47.947 pagantes
Cartões amarelos: Michel, Kanemann e Diego Tardelli (Grêmio); Rodrigo Caio (Flamengo)
GOLS
GRÊMIO: Pepe, aos 42min do segundo tempo
FLAMENGO: Bruno Henrique, aos 23min do segundo tempo
GRÊMIO: Paulo Victor; Galhardo, David Braz, Walter Kannemann e Cortez; Michel (Maicon), Matheus Henrique, Alisson (Pepe), Luan e Everton; Diego Tardelli (André)
Técnico: Renato Gaúcho
FLAMENGO: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís (Renê); Willian Arão, Gerson (Piris da Motta), Everton Ribeiro e De Arrascaeta; Bruno Henrique (Vitinho) e Gabigol
Técnico: Jorge Jesus